domingo, 7 de setembro de 2014

CETEM lança livro sobre tecnologia de rochas ornamentais na abertura da Cachoeiro Stone Fair

Abaixo, matéria extraída do site do CETEM

Última atualização: 05 Setembro 2014 - Escrito por Thatyana Freitas



O CETEM irá lançar na abertura da Cachoeiro Stone Fair, no dia 26 de agosto, às 19h, o livro Tecnologia de Rochas Ornamentais: pesquisa, lavra e beneficiamento. Composto de 11 capítulos de autoria de pesquisadores do CETEM e colaboradores externos, a publicação apresenta o estado da arte do desenvolvimento tecnológico aplicável ao setor de rochas ornamentais e reúne soluções tecnológicas inovadoras, com o intuito de melhorar o desempenho técnico, econômico e socioambiental das empresas do setor, como forma de promover o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros. É fruto de uma parceria entre o CETEM e a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Ministério de Minas e Energia (MME).

O setor de rochas ornamentais brasileiro gera 120 mil empregos diretos e 360 mil indiretos e contribui significativamente com mais de US$ 1 bilhão em exportações, para o superávit da balança comercial do país, embora seu desenvolvimento tecnológico tenha acontecido à margem da pesquisa acadêmica. Hoje, quase um século depois da exploração das primeiras jazidas de mármore em Minas Gerais e Rio de Janeiro e, após três décadas de crescimento econômico, observa-se uma mudança de atitude, e as empresas brasileiras de rochas ornamentais, já maduras, procuram cada vez mais, o auxílio de universidades e centros tecnológicos na busca de soluções inovadoras para melhorar seu desempenho econômico e socioambiental.

Há quinze anos o CETEM realiza trabalhos em prol do desenvolvimento do setor de rochas ornamentais brasileiro, tendo atuado ao longo deste período nos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, na prestação de serviços a empresas produ¬toras, na elaboração de publicações, como o livro Rochas ornamentais no século XXI, na formação e manutenção ativa de uma rede brasileira de pesquisa que permitiu o desenvolvimento de vários trabalhos em conjunto, como o Catálogo de Rochas Ornamentais do Brasil e a realização de quatro congres¬sos nacionais e quatro internacionais. Tais esforços culminam com a criação do Núcleo Regional do CETEM, no Espírito Santo, atual polo de produção e exportação de rochas ornamentais do país.

Após o lançamento, a publicação será distribuída gratuitamente a profissionais e estudantes da área e poderá ser remetido ao solicitante, mediante o pagamento de taxa referente à remessa pelo Correio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca@cetem.gov.br .

CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
Copyright © 2012 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Av. Pedro Calmon, 900 - Cidade Universitária
CEP: 21941-908 - Rio de Janeiro - Brasil

Nenhum comentário: