domingo, 7 de setembro de 2014

Acordos assinados entre o CETEM, CETEMAG e SINDIROCHAS vão incrementar o desenvolvimento tecnológico do setor de rochas ornamentais brasileiro

Abaixo, matéria extraída do site do CETEM

Última atualização: 05 Setembro 2014 - Escrito por Thatyana Freitas

O CETEM assinou, no dia 26 de agosto, termos de cooperação com o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (CETEMAG) e com o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (SINDIROCHAS) para o desenvolvimento de programas e projetos de PD&I, para a prestação de serviços tecnológicos e para o intercâmbio de informações técnico-científicas entre as instituições, na área de rochas ornamentais. Os trabalhos serão realizados pela equipe de pesquisadores, tecnologistas e bolsistas lotados no Núcleo Regional do CETEM no Espírito Santo (NRES), em conjunto com as instituições parceiras.

Os novos laboratórios de tecnologia mineral que integram as modernas instalações do NRES entraram em operação em agosto de 2014. A edificação possui 1.500 m² construídos em terreno doado pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, e conta com usina-piloto, laboratórios e, em breve, abrigará uma biblioteca especializada. Trinta colaboradores, entre servidores, terceirizados e bolsistas, fazem parte da equipe local. O projeto de implantação do Núcleo teve início em 2004 e contou com investimentos na ordem de R$ 8 milhões para aquisição de equipamentos, despesas de pessoal, gastos de custeio e edificação.

O Núcleo foi instalado no Espírito Santo, maior produtor e exportador das rochas ornamentais no país, com o objetivo de desenvolver pesquisas tecnológicas e oferecer serviços técnicos de interesse da área mineral, com ênfase no setor brasileiro de rochas ornamentais. A melhoria dos processos de lavra e beneficiamento e o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais são as principais linhas de pesquisa desenvolvidas na unidade. Os serviços realizados com maior frequência incluem a caracterização de rochas e minérios e a classificação de resíduos. 

O CETEM opera em Cachoeiro de Itapemirim desde 2007, quando passou a ocupar duas salas no IFES. Transformadas em laboratórios, deram origem ao então denominado Campus Avançado do CETEM, inaugurado em 2007. Em 2008, a Prefeitura Municipal fez a doação formal de um terreno anexo ao Campus do IFES-Cachoeiro, para a construção do prédio próprio do CETEM. As obras foram concluídas em 2013, e a transferência da equipe ocorreu no primeiro semestre de 2014.

A atuação do CETEM na região conta com o apoio de instituições parceiras, incluindo: universidades (nacionais e internacionais), entidades representativas do setor de rochas ornamentais (ABIROCHAS, CENTROROCHAS, SINDIROCHAS, ANPO, CETEMAG e AAMOL) e empresas. Clique aqui e saiba mais sobre o NRES.

CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
Copyright © 2012 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Av. Pedro Calmon, 900 - Cidade Universitária
CEP: 21941-908 - Rio de Janeiro - Brasil

Nenhum comentário: