segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Grupo pede inclusão de Cachoeiro na ferrovia Grande Vitória-Rio

Abaixo, matéria extraída do site da Prefeitura de Cachoeiro
Publicada em 23 de agosto de 2013
Proposta foi entregue a representantes da agência
Técnicos da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) estiveram na 36ª edição da Feira do Mármore e do Granito, em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta-feira (22) para um debate com lideranças políticas, empresários e entidades representativas do setor de rochas ornamentais e de outros segmentos produtivos da economia do município.
O tema abordado foi a linha férrea EF-118, que vai da Grande Vitória até o Rio de Janeiro, com previsão de início das obras para 2014 e conclusão em cinco anos. Os representantes da ANTT, o especialista em regulação da área de transporte ferroviário de carga, Paulo George Costa, e o gerente de projetos de transporte ferroviário de carga, André Luiz Oliveira de Melo, apresentaram o projeto da ferrovia para o público presente.
Participaram o prefeito Carlos Casteglione; o vice, Abel Sant'Anna Júnior; secretários municipais; o deputado federal Camilo Cola; o deputado estadual Rodrigo Coelho; o secretário e o subsecretário estaduais de Transportes, Fábio Damasceno e Valdir Uliana, respectivamente; o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), Samuel Mendonça; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), Ruberval Rocha; e o coordenador do Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo (Messes), José Bessa Barros.
O grupo apresentou à ANTT proposta e reivindicação para que Cachoeiro seja contemplado com a construção de um ramal para atender com o serviço de transporte de cargas as empresas instaladas no município. E ao fim da reunião, um documento foi entregue aos representantes do órgão, contendo informações sobre as cargas com origem e destino a Cachoeiro.
A vinda dos técnicos da agência para a reunião foi viabilizada pelo prefeito Carlos Casteglione, pela bancada federal capixaba e pelo deputado estadual Rodrigo Coelho. “Foi muito positivo suscitar o debate sobre a importância de estarmos inseridos nesse projeto. Logística é tudo para o sucesso das empresas e, por consequência, desenvolvimento do município. Mostramos para a ANTT que temos viabilidade econômica para sermos contemplados pela EF-118”, destaca Casteglione.

“Nessa fase, que é a de projeto, é importante ouvir as sugestões como recebemos aqui. Vamos levar esse pleito para análise da diretoria da ANTT”, comenta o gerente de projetos de transporte ferroviário de carga da agência, André Luiz Oliveira de Melo.

Nenhum comentário: