sábado, 11 de dezembro de 2010

Parceria internacional garante mais tecnologia para o setor de rochas ornamentais

Extraído do site Folha Vitória
09/12/2010 às 18h58 - Folha Vitória
Foto: Divulgação/Secom


Pesquisa, ciência e tecnologia. Estes foram os temas do encontro realizado pelo Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) e o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado (Sindirochas) entre empresários do Sul do Estado e representantes do Centro Tecnológico de La Piedra (Ctap), localizado em Andaluzia, no Sul da Espanha.
Na última quarta-feira, eles debateram os interesses entre as instituições e a viabilização da cooperação entre os países, resultado da viagem realizada pelos empresários brasileiros à Itália e Espanha, há dois meses. “Ciência e tecnologia são fundamentais para a sobrevivência de toda cadeia produtiva. Durante a visita ficou claro o quanto o sul do Estado pode vir a ganhar com esta parceria”, explicou Emic Malacarne Costa, presidente do Sindirochas e do Cetemag.
O destacado trabalho do Ctap em pesquisa e tecnologia atraiu a atenção dos empresários capixabas. Uma carência que o setor de rochas ornamentais do Sul do Estado pretende suprir com esta parceria internacional. “Eles são muito avançados em processos, capacitação profissional e tecnologia, enquanto nós temos uma reserva natural considerável. Queremos aliar nossos pontos positivos com mais tecnologia para o setor, que venha valorizar nosso produto para uma concorrência mais produtiva e equilibrada”, informou Romildo Tavares, superintendente do Sindirochas.
O próximo passo, segundo Romildo, é a formalização desta parceria durante a Vitória Stone Fair 2011, que será realizada entre os dias 15 e 18 de fevereiro, no Parque de Exposições de Carapina. Além dos empresários, participaram representantes do Senai, do Sebrae-ES, do Bandes, do Cetem, do Ifes e da Rochativa.

Nenhum comentário: