sexta-feira, 26 de junho de 2009

Curso inédito para prevenir doenças no setor de rochas

Extraído do Site da Prefeitura de Cachoeiro

O curso de leitura radiológica foi promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que é a prefeitura.
Um curso para facilitar o diagnóstico de uma doença que atinge especialmente trabalhadores do setor de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim foi realizado, nesta semana, pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que é a prefeitura. O curso, inédito no Estado, envolveu até médicos de outros municípios e capacitou esses profissionais para a leitura radiológica da pneumoconiose.
Em sua forma aguda, essa doença provoca dificuldades respiratórias, febre e cianose (coloração azulada da pele e mucosa). Pode ser confundida com edema pulmonar, pneumonia ou tuberculose. Ela é causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina, situação a que estão sujeitos trabalhadores da extração mineral.
A promoção do curso, que envolveu 17 profissionais da área de radiologia, contou com a parceria de equipes de São Paulo e do Espírito Santo da entidade governamental Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho).
“Contamos com os especialistas Eduardo Algranti e Eduardo Capitânia, que nos apresentaram os padrões da Organização Internacional do Trabalho”, destacou a secretária municipal de Saúde, Márcia Fardim.
O curso aconteceu, de segunda (22) a quinta-feira (25), no auditório da Unimed Sul Capixaba, que fica na avenida Francisco Lacerda de Aguiar.

Nenhum comentário: