26/06/2009 - 09h16
O número de acidentes envolvendo caminhões que realizam o transporte de blocos de rochas ornamentais diminuiu nas estradas do Espírito Santo. O fato é registrado depois do surgimento da resolução 264, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em janeiro de 2008. A resolução foi criada a pedido do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), e estabelece normas para amarração das rochas, treinamento dos condutores e adequação dos veículos.
O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Marcelo Ferraz, falou sobre a importância da resolução 264. "Como não havia uma norma para o transporte das rochas ornamentais, os blocos não eram amarrados aos caminhões. A carga ficava solta e os condutores não tinham capacitação específica. Numa curva mais acentuada, por exemplo, a pedra podia cair e o motorista se evadia do local, como já aconteceu", disse.
Estradas federais
Nesta sexta-feira (26), durante uma coletiva de imprensa na sede da Federação das Empresas de Transporte (Fetransportes), a Polícia Rodoviária Federal apresentará os índices de acidentes e mortes nas rodovias federais, que diminuíram em 2008 com relação ao ano anterior. O Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário (Sindirochas) e o Conselho Estadual de Trânsito também participarão.
"A fiscalização do transporte de cargas e a regulamentação, pelo Contran, de requisitos para o transporte seguro, permitiram, em 2008, reduzir a participação do setor de transportes nas estatísticas de trânsito. E, especificamente no transporte de blocos de rochas ornamentais, áreas em que o trabalho da PRF foi auxiliado pela edição das Resoluções 264 e 285. A fiscalização foi decisiva para que o transporte dessas cargas, que ocorre com grande frequência nas rodovias federais capixabas, se desenvolvesse de forma menos danosa para a sociedade", considera o Superintendente Regional da PRF, inspetor Fabio Rodrigues da Silva.
Rodovias estaduais
Nas rodovias estaduais, segundo o Batalhão de Polícia Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv - PMES), também houve redução nos índices. Em 2007, antes da resolução, aconteceram nove acidentes envolvendo caminhões que transportam rochas nas rodovias ES-010, ES-137, ES-248 e ES-341, nos municípios de Colatina, Marilândia, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte e Pancas, principais rotas desse tipo de transporte. Esse número baixou para cinco em 2008 e apenas duas ocorrências foram constatadas nas rodovias estaduais em 2009.
O presidente da Fetransportes, Luiz Vagner Chieppe, disse que as empresas do setor têm se empenhado em realizar ações que visam a diminuição dos acidentes ocorridos durante o transporte das rochas. A Fetransportes, o Sindirochas, a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas e alguns membros do Cetran irão se reunir, às 9 horas, com membros da Câmara Temática de Assuntos Veiculares, do Contran, para solicitar ampliação do prazo de adequação, que se encerra no próximo dia 04, além de avaliar possíveis mudanças nas normas da resolução.
"Há alguns anos, tínhamos um grande número de acidentes e mortes. Várias reuniões e encontros foram realizados visando resolver este problema e muito já avançamos neste sentido. O número de acidentes e mortes diminuiu drasticamente nas estradas. O próximo encontro com o Contran será mais um avanço", disse Chieppe.
Segundo ele, algumas normas requeridas na resolução 264, principalmente no que diz respeito ao transporte dos blocos mais pesados, precisam ser revistas, pois prejudicam o acesso dos caminhões às pedreiras.
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