terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Em busca de alternativas

Extraído do site da Revista Inforochas

As discussões sobre a crise mundial, que afetou a economia dos principais mercados consumidores de rochas, como os Estados Unidos, e projeções de cenários vão marcar presença na 27ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair), realizada no Espírito Santo, entre os dias 10 e 13 de fevereiro.
“A feira nos dará uma sinalização forte de como estará o mercado e de como serão os negócios neste ano”, destaca o presidente do Sindirochas , Áureo Vianna Mameri.
Os contatos que os expositores terão com os seus clientes serão um forte sinalizador de como será o ritmo dos negócios neste ano e no começo do ano seguinte. O setor, que, desde meados de 2007, vem sofrendo os efeitos da crise imobiliária americana, tem a expectativa de que, neste ano, a retração nas vendas não se acentue.
“Se neste ano for repetido o desempenho do ano passado, já ficará de bom tamanho”, enfatiza Mameri. Com larga experiência, resultado da participação em inúmeras feiras realizadas no Brasil e em outros países, o presidente do Sindirochas dá dicas aos expositores:
“É importante colocar nos estandes o maior número possível de materiais. Quem se preocupar com a diversificação e reunir materiais de menor custo junto com os de custo mais elevado, as novidades e os exóticos vai se sair bem”, aposta.
A feira, explica Mameri, sempre foi muito focada no mercado externo. Mas, devido à crise mundial, a expectativa é de que esta edição seja muito visitada pelo mercado interno. Com o setor da construção civil aquecido, há a sinalização de forte presença, na feira, de profissionais que atuam nas áreas de decoração e design para conhecer os materiais que estarão no mercado neste ano e nos anos seguintes.
Expositores
Na feira é mostrada a diversidade de rochas ornamentais brasileiras, e o ambiente é voltado à realização de negócios e parcerias, além da difusão de inovações tecnológicas, como máquinas, ferramentas, insumos e novos processos de gestão.
É o maior evento do setor de rochas na América Latina, e neste ano reúne 350 expositores, sendo a maioria deles (85%) de origem nacional. De acordo com a coordenação do evento, participam empresas do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia, Paraíba, Ceará. O maior número de expositores é do Espírito Santo, seguido de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Estrangeiros
Os expositores internacionais respondem por 15% dos estandes, com participação de empresas da Itália, China, Egito, Turquia, Israel, Estados Unidos, Argentina e Espanha. A presença internacional mais forte é da Itália e China.
A organização da Feira trabalha com a expectativa de 20 mil visitantes, sendo 12 mil do Espírito Santo, seis mil de outros Estados brasileiros e dois mil visitantes internacionais.
Depoimentos
“Neste ano, em que o cenário mundial é de crise, a feira será um sinalizador para as empresas e apontará as tendências de mercado em 2009. Nossa expectativa de negócios e de contatos com clientes é sempre muito positiva, não só pela grandiosidade do evento, mas porque quando se procura variedade em pedras e exóticos todo mundo sabe que é preciso buscar o Espírito Santo" - Áureo Mameri, presidente do Sindirochas

“Nesta edição da Feira do Mármore, vamos fazer mais que negócios. Nesta edição, vamos fazer história. O ano de 2008 foi um momento de adequação às novas condições do mercado e, agora, começar 2009 já com a grandiosidade da Feira Internacional do Mármore e Granito é, sem dúvidas, o impulso que falta para o mercado se reerguer e voltar a crescer. Se o arranjo de rochas se organizar, 2009 será o ano da retomada. E a Vitória Stone Fair é a alavanca inicial para isso”. - Emic Malacarne Costa, presidente do Cetemag

“Nosso objetivo com a Vitória Stone Fair é propiciar aos expositores e visitantes uma oportunidade para realização de negócios que sejam vantajosos para todos. Quem visita este evento vai identificar as melhores oportunidades para seus negócios. E para quem expõe, a Feira faz parte de uma importante vitrine que dá visibilidade a seus produtos e serviços, com potencial para ampliar a base de clientes.” - Cecília Milanez, diretora da Milanez & Milaneze

Nenhum comentário: