sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A magia das pedras

Extraído do site da Revista Inforochas

Desde a Antigüidade, as pedras preciosas e semipreciosas significaram muito para o homem, pois o uso de uma jóia lhes conferia o status de poderoso, rico, honrado. Também eram usadas como amuletos contra qualquer tipo de inimigo ou doença.

Diz-se que os Hindus foram os pioneiros na lapidação e na utilização das pedras lapidadas, cujas técnicas, posteriormente, foram adquiridas pelos gregos e romanos, que passaram a usar alianças de compromisso, em noivado e casamento. Daí para o restante do mundo, foi num estalar de dedos.

Atualmente, além das mais belas jóias, existem os famosos anéis de formatura, que são dados por pais orgulhosos aos seus filhos, com suas vistosas pedras, que diferenciam a profissão. Vejamos: Economia, água marinha; Geografia e História, ametista; Medicina e Veterinária, esmeralda; Odontologia, granada; Psicologia, lápis-lazúli; Direito e Jornalismo, rubi; Farmácia, topázio amarelo; Educação Física, turmalina verde; engenheiros e geólogos, safira azul.

O assunto sobre pedras é por demais interessante e longo, pois apresenta mil e uma facetas das quais muitas estão ligadas à energia emitida e a “Magia das Pedras”.

Para finalizar a matéria, vamos aproveitar o fim de ano para utilizar a energia de algumas pedras. Embora muitos considerem folclore, não custa nada tentar:

Ametista: traz paz, pensamentos positivos, combate o alcoolismo e depressão e protege contra ladrões e lesões corporais.

Citrino: traz prosperidade, ajuda profissionalmente, combate fraquezas físicas e mentais.

Granada: reforça a energia física e sexual, repele as energias negativas e ajuda a desenvolver a coragem e o magnetismo pessoal.

Hematita: cura problemas sanguíneos, traz tranqüilidade, elimina várias doenças e é estimulante sexual.

Quartzo azul: atua em tudo relacionado à garganta e à boca, bom para comunicação tranqüilidade e equilíbrio.

Quartzo rosa: é o amor; cuida de doenças cardíacas, aumenta os glóbulos vermelhos, aumenta a auto-estima e combate rugas.

Quartzo verde: recupera a resistência imunológica, o equilíbrio, calma, saúde e prosperidade.

Quartzo transparente: energizador, trabalhos para curas, auxilia na cura das doenças psicossomáticas. É o “cristal curinga”, porque atua em todos os setores.

Sodalida: boa para os cinco sentidos, para a intuição e é recomendada para meditações, ajuda o crescimento espiritual e traz sabedoria.

Turmalina negra: boa na cura de artrite, reumatismo e doenças coronárias. Combate a ansiedade e a desorientação.

Pirita: também conhecida como ouro dos trouxas, por parecer muito com o vil metal, propicia dinheiro e sorte. Traz sorte, dinheiro e capacidade mental e é regida por Marte.

Olho de Gato: bom para os nervos, tendões, musculatura e vias respiratórias. Fortalece a atenção e a concentração e bom para o relaxamento e a meditação.

A “Magia das Pedras” é importante para o pessoal do setor de rochas ornamentais, para combater o estresse que a crise financeira mundial está nos causando ou então, para descobrir outras utilidades para os granitos. Quem sabe um anel de granito para combater olho gordo?

Rubens Puppin
Geólogo do Sindirochas

Nenhum comentário: