terça-feira, 2 de setembro de 2008

Marcando um gol de letra

Extraído do site da Revista Inforochas
O cenário é bem brasileiro: um campo de terra batida, pés descalços e bola na rede. Para os mais desacreditados, pode ser que tudo isso termine como uma brincadeira de criança. Mas também pode ser uma porta para a revelação de um grande craque e a oportunidade de inclusão social.
E é nessa visão otimista que a Rochativa (Associação para Atividades Sociais para o Setor de Rochas) pôs em prática o Projeto Molecada Primeiro Mundo, que atende um grupo de aproximadamente 100 alunos com idades entre 6 e 14 anos, todos alunos da rede pública.
“As áreas atendidas são os bairros Gilson Carone e Alto Independência, duas das regiões mais carentes do município de Cachoeiro de Itapemirim”, comenta a presidente da Rochativa Telma Azevedo.
Segundo a coordenadora de projetos da entidade, Célia Bravim, o objetivo principal do Molecada Primeiro Mundo é buscar o desenvolvimento e formação social das crianças através da prática desportiva, contribuindo assim para a integração e formação de futuro cidadãos atuantes na sociedade.
“O futebol de categoria de base ainda é o responsável pela revelação de craques para o futebol amador ou profissional. Por isso, nós damos oportunidades para que a criança tenha seu desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico”, comenta Célia.
Além disso, as integrantes da Rochativa também incentivam a freqüência escolar, além de fornecer apoio aos familiares, promovendo a cidadania e uma melhor qualidade de vida na comunidade onde vivem.
São mantidas três equipes, divididas nas categorias dente de leite (6 a 8 anos), mirim (9 a 11 anos) e infantil (12 a 14 anos), que recebem treinamentos e sessões de condicionamento físico em horários diferentes do turno escolar.
“É importante dizer que o início do projeto coincide com o início do ano letivo, não impedindo que as crianças sejam acompanhadas por um treinador ou professor no período de férias escolares e seu término no dia 31 de dezembro do mesmo ano”, ressalta a coordenadora.
Os treinamentos das três categorias são ministrados pelo Sr. José Mário Ribeiro, um grandes apoiadores e mantenedores do projeto. Além de ser professor voluntário, Ribeiro é presidente da Associação Esportiva Alto Independência, comprovando a sua dedicação pelo esporte mais popular do Brasil.
Mas o Molecada Primeiro Mundo não se resume a um projeto desportivo. Como metas futuras, a Rochativa já está se mobilizando para implantar um curso de Alfabetização de Adultos, oficinas para familiares e projetos de inclusão digital e coleta seletiva de lixo, transformando o cenário nas comunidades atendidas. “Também esperamos firmar parceria com as empresas do setor de rochas para oferecer estágio aos alunos que estiverem cursando o Ensino Médio”, completa.
E apesar do pouco tempo de execução, o projeto já está rendendo muitas alegrias para os participantes. No mês de junho, por exemplo, as crianças do Molecada Primeiro Mundo ficaram em 3º lugar geral no Campeonato Municipal de Futebol Infantil de Cachoeiro, além de receber o primeira colocação em disciplina. Prova de que além do país do futebol, o Brasil também está se tornando no país das oportunidades.
Entidades parceiras:
- Escola Padre Igino
- Cáritas Diocesana
- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios)
- Secretaria Municipal de Ação Social - Sesi

Nenhum comentário: