quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Governardor assina decreto para incentivar o setor durante a Vitória Stone Fair 2013


Matéria extraída do site da Milanez & Milaneze


O governado do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou nesta terça-feira (26) da abertura oficial da Vitória Stone Fair 2013, uma das principais feiras do mundo do setor de rochas ornamentais, e afirmou estar orgulhoso de ter um evento dessa “magnitude” no Estado. O evento vai até a próxima sexta-feira (01), no Parque de Exposições de Carapina.
“Essa é uma feira conhecida mundialmente, que ajuda a divulgar o nosso Estado e que apresenta nossos empresários para todo o mundo. Tenho muito orgulho em estar aqui e participar disso tudo”, frisou o governador, durante a solenidade de abertura da feira.
Ele ainda assinou um decreto que difere o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a compra de máquinas de beneficiamento de rochas ornamentais, medida que visa reduzir os valores dos equipamentos. “Para que os nossos empresários possam competir, nós temos que investir e estamos fazendo isso. Sei que ainda falta muita coisa, mas estamos trabalhando”.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas), Samuel Mendonça, aproveitou a presença do governador e pediu ajuda para a criação de um porto seco no Sul do Estado. “Precisamos dessa ajuda para que possamos exportar mais. Já somos grandes produtores e, melhorando a nossa infraestrutura, temos mais condições de concorrer”, ponderou.
Já o presidente do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), Emic Malacarne, comemorou o desempenho do setor, mesmo durante a crise que afeta todo o mundo e afirmou que a Vitória Stone Fair 2013 é um grande exemplo.
“São 300 expositores nacionais e 120 internacionais, somos grandes competidores. Antes da crise econômica tivemos um recorde de vendas de US$ 1,09 bilhão e em 2012 quase alçamos esse montante, chegamos a US$ 1,06 bilhão. Isso mostra que estamos no caminho certo”, comemorou Malacarne.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, também destacou a importância da feira para o Estado e para a cidade. “O evento atrai empresários de todo o mundo e aproveito para convidá-los a investirem no nosso município”.
E para ajudar a estimular ainda mais o setor, o presidente da Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso Souza, anunciou a elaboração de uma portaria que promete ajudar as empresas da área. “Ainda não posso dar muitos detalhes, mas adianto que devemos assinar no próximo mês”.
Outra novidade anunciada foi a consolidação da parceria entre a Milanez & Milaneze, empresa realizadora da feira brasileira, e a gigante italiana Veronafiere, com a apresentação da programação visual da Vitória Stone Fair 2014, que faz referência à Copa do Mundo, que será realizada no Brasil. Estiveram presentes neste ato os diretores da empresa capixaba, Cecília Milaneze, e o diretor de Planejamento do grupo italiano, Cláudio Solignani.
Marcaram presença ainda na solenidade de abertura o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira; os secretários de Estado de Desenvolvimento e de Turismo, Nery De Rossi e Alexandre Passos; presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura; o deputado Camilo Cola; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Manoel Pimenta; dentre outros.
A Vitória Stone Fair 2013 termina nesta sexta-feira (01) e reúne mais de 420 expositores de 10 estados brasileiros e 16 países. Voltada exclusivamente para profissionais do setor, a feira apresenta novidades em rochas ornamentais, máquinas, equipamentos e insumos para o segmento.
 

Nenhum comentário: