quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cetem enfoca sustentabilidade na mineração


Postado em 12 de junho de 2012 por editor
A sustentabilidade da mineração é o principal foco das atividades do Centro de Tecnologia  Mineral (Cetem/MCTI) na Rio+20, que inclui a inauguração, na sexta-feira (15), de hotsite da instituição e o lançamento  de duas publicações sobre tecnologia, planejamento e gestão ambiental (uma em português e outra em inglês).
No Armazém 3, organizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), o Cetem apresenta a Expo Brasil Sustentável, pela qual a instituição mostrará como resíduos gerados a partir da extração e do beneficiamento das rochas ornamentais podem ser empregados na pavimentação asfáltica, minimizando impactos ambientais. Mais adiante, a Estação Experimental Juliano Peres Barbosa apresenta estudos com cobertura seca para recomposição de áreas degradadas
No Armazém 4, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Cetem exibe a exposição Nosso Mundo Também É Mineral, que mostrará com o uso de gemas, rochas e minerais nacionais utilizados pela indústria influi sobre o dia a dia da população. O objetivo é reforçar no visitante a importância do uso racional de recursos não renováveis. Na oportunidade, serão distribuídos jogos, gibis e uma tabela periódica ilustrada atualizada que inclui as mais recentes aplicações dos elementos do grupo dos lantanídeos (terras-raras). Já o Parque dos Atletas receberá exposições governamentais e intergovernamentais.
Texto: Ascom do Cetem

Nenhum comentário: