quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ferramenta permite consultar a situação de cheques


Extraído do site Exame.com
21/06/2012 15:57  -    -  Julia Wiltgen
São Paulo – Uma ferramenta lançada pela Febraban nesta quinta-feira vai permitir a qualquer cidadão ou empresa verificar a situação física de um cheque. Por meio do site “Cheque Legal” será possível saber se o cheque está bloqueado, se foi furtado, roubado, sustado, revogado (ainda que em caráter provisório), bloqueado pelo banco porque o cliente recebeu o talão e ainda não o desbloqueou, cancelado, extraviado ou destruído.
Também é possível verificar se o cheque ainda não é objeto de bloqueio judicial, de conta corrente encerrada ou de conta corrente com compensação encerrada. O serviço visa a evitar que cheques problemáticos sejam aceitos pelo comércio ou até mesmo por uma pessoa física que queira realizar uma transação de compra ou venda.
Para fazer a consulta é necessário acessar o site e colocar dados como CPF, CNPJ e código de barras do cheque (CMC7). Se o cheque for “legal”, vai aparecer na tela uma seta verde; caso contrário, aparecerá um “X” vermelho, juntamente com as ocorrências do cheque. O sistema mostra as informações validadas pelo banco emissor do cheque, podendo haver alteração em sua situação após a data ou mesmo a hora da consulta. Não é possível verificar a existência de fundos na conta de quem emitiu o cheque consultado.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Exposições em museus contam história de Cachoeiro


Extraído do site do Jornal Aqui Notícias
Aspectos importantes da história e do desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim podem ser conhecidos pelo público em três exposições na cidade. Em cartaz em prédios administrados pela prefeitura, elas têm entrada franca.
No Museu Ferroviário Domingos Lage, a antiga Estação Leopoldina, construída em 1903, a história do município é contada por meio de fotos na exposição fotográfica “Cachoeiro Nossa Terra, Nossa Gente”. São 25 imagens que fazem parte do arquivo da prefeitura, entre as quais estão os primeiros registros fotográficos feitos na cidade.
No mesmo Museu, os visitantes podem conferir a mostra com elementos de parte do acervo das atividades ferroviárias no município. Fotografias que mostram a movimentação na estação nos anos 70 e a retirada dos trilhos na década de 90, além de peças usadas pelos ferroviários na manutenção da ferrovia, estão entre os artigos expostos. O Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.
Setor de rochas
Já o Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro Coronel Borges, abriga exposição permanente sobre a evolução da indústria de rochas ornamentais no município. São 12 painéis com fotos e informações sobre a história do segmento que é o principal vetor econômico de Cachoeiro.
A mostra retrata desde o início dessa atividade industrial, na década de 50, passando pela realização da primeira feira internacional do mármore e granito (hoje chamada de Cachoeiro Stone Fair), até as transformações mais recentes do setor. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
VISITE!
Museu de Ciência e Tecnologia
Evolução da indústria de rochas ornamentais em Cachoeiro
Endereço: Rua Moreira, entre os bairros Independência e Cel. Borges
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
Entrada franca
Museu Ferroviário Domingos Lage
“Cachoeiro: Nossa Terra, Nossa Gente” (galpão 2) e Peças do acervo do museu (galpão 1)
Endereço: Rua Coronel Francisco Carvalho Braga, s/nº, bairro Guandu (antiga Estação Ferroviária)
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00
Entrada franca

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cachoeiro ganha curso de engenharia mecânica


Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Publicada em 12/06/2012 às 16:24
O campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está prestes a realizar processo seletivo para seu mais novo curso – Engenharia Mecânica. Na próxima segunda (18), serão abertas as inscrições para 32 vagas, em período integral, para a graduação, que terá duração total de 5 anos.
O edital deverá ser publicado nos próximos dias. Mas as inscrições já têm data para começar - poderão ser feitas por meio do site http://sisu.mec.gov.br/ até o dia 22 de junho. O processo seletivo será feito com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 e, por isso, é indispensável que o candidato tenha em mãos, no momento de fazer seu cadastro, o número da inscrição e a senha do Enem.
A abertura desse curso atende a uma reivindicação antiga de Cachoeiro de Itapemirim e é resultado de uma série de esforços da prefeitura incluindo encontros em Brasília e um seminário durante a Cachoeiro Stone Fair 2011. Para o prefeito Carlos Casteglione, mais do que uma oportunidade de estudos para os jovens do sul do estado, esse curso representa crescimento e geração de renda para toda a região, por criar condições para a formação de mão de obra com a qualificação necessária.
Hoje, as empresas de metal mecânica dão suporte não apenas ao setor de rochas, como também têm se fortalecido como fornecedoras do setor de petróleo e gás e da siderurgia, consolidando o município como um polo importante de geração de emprego e renda. A oferta de mais um curso gratuito cria condições para Cachoeiro se consolidar como referência em ensino superior no sul do estado”, explica.

Cetem enfoca sustentabilidade na mineração


Postado em 12 de junho de 2012 por editor
A sustentabilidade da mineração é o principal foco das atividades do Centro de Tecnologia  Mineral (Cetem/MCTI) na Rio+20, que inclui a inauguração, na sexta-feira (15), de hotsite da instituição e o lançamento  de duas publicações sobre tecnologia, planejamento e gestão ambiental (uma em português e outra em inglês).
No Armazém 3, organizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), o Cetem apresenta a Expo Brasil Sustentável, pela qual a instituição mostrará como resíduos gerados a partir da extração e do beneficiamento das rochas ornamentais podem ser empregados na pavimentação asfáltica, minimizando impactos ambientais. Mais adiante, a Estação Experimental Juliano Peres Barbosa apresenta estudos com cobertura seca para recomposição de áreas degradadas
No Armazém 4, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Cetem exibe a exposição Nosso Mundo Também É Mineral, que mostrará com o uso de gemas, rochas e minerais nacionais utilizados pela indústria influi sobre o dia a dia da população. O objetivo é reforçar no visitante a importância do uso racional de recursos não renováveis. Na oportunidade, serão distribuídos jogos, gibis e uma tabela periódica ilustrada atualizada que inclui as mais recentes aplicações dos elementos do grupo dos lantanídeos (terras-raras). Já o Parque dos Atletas receberá exposições governamentais e intergovernamentais.
Texto: Ascom do Cetem

terça-feira, 12 de junho de 2012

Empresa capixaba participa da reforma do Maracanã para Copa do Mundo


 Extraído do site do Jornal ESHoje
Máquinas utilizadas no setor de rochas ornamentais serviram para desmonte das arquibancadas e pilares de sustentação do estádio para o evento em 2014
Técnica muita utilizada em projetos nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a tecnologia de corte de concreto com fio diamantado foi o pontapé para a participação da empresa capixaba Comercial Guidoni, de São Gabriel da Palha, nas obras de reforma do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a Copa do Mundo de 2014.
Com 15 anos de atuação no mercado de rochas ornamentais, a empresa do Espírito Santo forneceu as máquinas de fio diamantado, que foram adaptadas para o setor da construção civil, visando a execução do desmonte das arquibancadas, cobertura e pilares de sustentação do tradicional estádio do Brasil.
“Cedemos para o cliente o know how necessário para a utilização dessa tecnologia. A forma de montagem dos cortes é muito diferente da que usamos nas frentes de extração de rochas ornamentais e o fio utilizado também é especialmente produzido para esse tipo de serviço”, explicou o diretor-comercial da empresa, Marcos Pinto, ao ressaltar que foram utilizadas quatro máquinas de 20 cv e uma de 50 cv.
Ele destacou que os equipamentos usados serão expostos na Cachoeiro Stone Fair 2012, tradicional feira do setor de rochas ornamentais, que reunirá cerca de 200 expositores, no final de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. “Iremos também apresentar outros equipamentos que originalmente eram utilizados no setor de construção civil e agora são aplicados no segmento de rochas”, destacou.
Ao fornecer o conhecimento e os equipamentos para a reforma do Maracanã, cuja inauguração está prevista para fevereiro de 2013, a Comercial Guidoni passou a atuar em outros projetos, como a duplicação do Contorno de Vitória, alargamento de avenidas em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Bauru e o  desmanche de rochas para a construção de um shopping Center no Rio.
Na opinião do diretor, os setores de rochas ornamentais e construção civil utilizam de tecnologias semelhantes e, em um futuro próximo, a troca desses conhecimentos poderá resultar em melhoria na produtividade e, consequentemente, na diminuição de custos para as empresas atuantes nos dois segmentos.
“Senti muito orgulho em atuar nas obras de reforma do Maracanã. Assim que o estádio for reinaugurado, todo o setor de rochas ornamentais estará diretamente representado, pois partiu de nosso segmento a tecnologia utilizada nos trabalhos. Não teremos como ajudar a seleção a ganhar o título, mas certamente teremos participação destacada no sucesso do evento”, disse Marcos Pinto.