quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cachoeiro ganha curso gratuito de Engenharia Mecânica

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Uma audiência na manhã desta terça-feira (11) em Brasília garantiu a vinda do curso de Engenharia Mecânica para Cachoeiro de Itapemirim. O prefeito Carlos Casteglione e demais autoridades se reuniram no Ministério da Educação. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas por ano, já a partir do primeiro semestre de 2011 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), que funciona em Morro Grande.
A confirmação foi feita pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, aos representantes do estado na reunião, entre eles membros da bancada capixaba, representantes da indústria local e o reitor do Ifes, Dênio Rebello.
Cachoeiro sedia o maior parque industrial de rochas ornamentais da América Latina e também um dos mais importantes polos da indústria metal-mecânica voltada para esse segmento.
"O curso é gratuito. Trata-se de mais uma oportunidade de ensino superior para estudantes não só de Cachoeiro, mas de todo o sul do estado, que poderão exercer uma profissão que atenda às necessidades do mercado de trabalho da nossa região", destacou Casteglione.
Segundo Dênio Rebello, a estrutura física do Ifes já comporta a implantação de mais um curso, mas, devido a uma carência de 12 professores, ainda não era possível ofertar a Engenharia Mecânica aos estudantes.
Como resposta à necessidade, o secretário Eliezer Pacheco explicou que existem alguns institutos com reserva de docentes, mas que ainda não estão funcionando por problemas diversos. Por isso, será feito um rearranjo para que 12 professores sejam deslocados dessas futuras unidades para atender a demanda do Ifes de Cachoeiro.
Antes de se reunir com o secretário Eliezer Pacheco, o grupo de capixabas participou de uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O mesmo pleito foi feito a ele, que encaminhou a bancada para o secretário, responsável pelos institutos federais tecnológicos.
O Ifes de Cachoeiro já funciona desde 2003 e soma quase 700 alunos matriculados. Atualmente, a instituição tem cursos técnicos em Eletromecânica, em Mineração e em Informática, além da Licenciatura em Informática e Engenharia de Minas.

2 comentários:

JAK disse...

nossa qui bom eu queri tanto fazer ingenharia mecânica meu sonho desdi criançaum dia eu ainda vou consiguir quando eu crecer finaceralmeti entrei os outros ser a qui alguem poderia mim ajudar por favor presiso muito fazer .brigado
e parabens pra quem consiguil

Unknown disse...

puxa.. parece que estou até sonhando.

Perdemos meu pai faz mais ou menos 2 meses e , com a ausência dele tudo ficou mais complicado para nossa mãe. E agora o curso tão sonhado do meu irmão.Como fazemos para conseguir?.. já que a renda de casa diminuiu. Espero podermos desfrutar dessa possível oportunidade e alegrar a nossa querida mãe e o nosso paizão onde quer que ele esteja.Ao meu querido irmão Gabriele d'annunzio