Extraído do site Rede de Comunicação do Governo do ES
09/02/2009 11:26 Ciência e Tecnologia
Com o objetivo de realizar um mapeamento das reservas de mármore localizadas no Sul do Espírito Santo e avaliar o melhor aproveitamento das jazidas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), e o Centro Tecnológico de Mármore e Granito (Cetemag) assinam um termo de compromisso, nesta terça-feira (10), às 16h30, na abertura da 27ª Feira Internacional de Mármore e Granito – Vitória Stone Fair, no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Trata-se do projeto “Valorização e Aproveitamento dos Mármores do Sul do Espírito Santo” que vai permitir conhecer o perfil das indústrias de rocha ornamental e das atividades extrativistas existentes nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Castelo. Além disso, identificará as ameaças e as oportunidades de maximização do aproveitamento econômico do ‘mármore branco’.
Estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 80 mil na pesquisa que já está em andamento. O recurso para avaliação do projeto é proveniente de uma emenda parlamentar proposta pelo então deputado Carlos Castiglione.
De acordo com o coordenador do projeto, Herman Krüger Figueira, poucas empresas do Sul do Estado conseguem extrair o ‘mármore branco’ de maneira ordenada, gerando impacto ambiental e custos elevados. “ O estudo geológico e as novas técnicas de mapeamento poderão conhecer o volume de calcário e mármore e possibilitará ainda o aproveitamento ordenado dos recursos com a defesa dos valores ambientais”, disse.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sect Luisi Pessôa (27) 3380-3780/ (27) 9964-2490
Nenhum comentário:
Postar um comentário