segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vitória Stone Fair começa nesta terça

Extraído do site Gazeta Online

Apresentando diversas novidades em pedras, máquinas e equipamentos, a Feira Internacional do Mármore e do Granito (Vitória Stone Fair) inicia nesta terça-feira (10), no Pavilhão de Exposições de Carapina, Serra (ES), sendo um marco para percepção de tendências do mercado no decorrer deste ano. O evento é promovido pelo Sindicato da Indústria de Rochas do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Centro de Tecnologia do Mármore e Granito (Cetemag), e realizado pela Milanez & Milaneze.

A Feira é a maior do setor na América Latina e um dos 10 maiores eventos setoriais do país, tendo como objetivos incentivar o uso de rochas ornamentais brasileiras, criar um espaço para a realização de negócios e parcerias, difundir inovações tecnológicas, promover o marketing do setor no país e no exterior e ampliar as exportações, sobretudo de produtos acabados e com maior valor agregado. Além disso, reúne especialistas do setor de rochas ornamentais de todo o mundo e favorece o intercâmbio de informações entre o Brasil e outros países.

São 350 expositores distribuídos em cerca de 30 mil m² de área e estandes elaborados e que vão mostrar a aplicabilidade das rochas na decoração e na construção civil, além de máquinas, ferramentas, insumos e novos processos de gestão. "A feira nos dará uma sinalização forte de como estará o mercado e de como serão os negócios neste ano", destacou o presidente do Sindirochas, Áureo Vianna Mameri. O presidente do Cetemag, Emic Malacarne Costa, também está otimista: "Mesmo com a crise, esperamos bons negócios para todas as empresas. Nossa expectativa é que outros mercados, como o europeu e o asiático, dêem continuidade ao processo de movimentação da cadeia de rochas".

Cecília Milaneze, diretora da empresa que realiza o evento, destaca que a Vitória Stone Fair é um canal de aproximação entre diferentes mercados. "A participação em eventos como este num momento de cenário econômico adverso contribui para que as empresas identifiquem novos caminhos e tendências, direcionando seus produtos e serviços e buscando novos posicionamentos no mercado", observou.

O Espírito Santo concentra 90% do parque industrial brasileiro de extração de rochas ornamentais e responde por 87% das exportações de chapas polidas do país. Em 2008, as exportações capixabas de rochas somaram quase US$ 630 milhões.

Participação estrangeira - Apesar da crise financeira mundial, várias empresas estrangeiras vão marcar presença no evento. Entre os expositores há participantes da Itália, Espanha, Portugal, China, Egito, Turquia, Israel, Estados Unidos e Argentina.

A Feira é uma oportunidade para que as empresas internacionais estreitem o relacionamento com seus clientes. Para isso, seus representantes costumam chegar ao Estado pelo menos uma semana antes do início da feira, visitando clientes de várias regiões.

Palestras - Além das negociações que vão movimentar os quatro dias, o evento também será um local de troca de conhecimentos e aprendizagem. Por meio de palestras nacionais e internacionais, expositores e visitantes poderão adquirir informações sobre exportação para o mercado americano e europeu, linhas de financiamento, processo e utilização de rochas, o que se esperar da economia americana e muito mais. Serão 11 palestras que começam no segundo dia da Feira, a partir das 10h30.

Mármore ? O Espírito Santo é um grande produtor e exportador de mármore e responde por 75% da produção de mármores do país. A reserva de mármore do Espírito Santo possui 40 quilômetros de extensão por oito de largura e está localizada entre Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Castelo. Ela produz cerca de 6 mil metros cúbicos por mês de rochas para ornamentação e 300 mil toneladas de pó. Esse tipo de rocha terá um espaço específico no evento, denomiando "Mármores do Espírito Santo".

Granito ? Cerca de 70% de todo o granito capixaba exportado vem da região noroeste, que engloba municípios como Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Baixo Guandu, Pancas, Vila Pavão e Nova Venécia. Os municípios de Barra de São Francisco e Ecoporanga destacam-se pelos granitos verdes e amarelos, pedras de alto valor no mercado.

Já 100% do mármore capixaba é extraído na região sul. A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, junto com mais 14 municípios que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor no sul do Estado, destaca-se como maior pólo de beneficiamento de rochas das Américas.

Produção ? A produção do APL de rochas ornamentais capixaba responde hoje por cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. São cerca de 1,3 mil empresas que contribuem para a geração de emprego e renda em todo o Espírito Santo, promovendo de maneira descentralizada o desenvolvimento econômico e social.

Com uma variedade de cerca de 1.200 tipos de rochas ornamentais, com cores, tons e padrões de desenhos e elementos os mais variados, dentre eles os identificados como exóticos, o Brasil atrai a atenção e o interesse de compradores de todo o mundo. A Vitória Stone Fair é onde as diversas partes que compõem esse mercado se encontram para conhecer tendências e identificar oportunidades de negócios.

Confira as palestras desta quarta-feira (11/02):

10h30 – Produtos e serviços do Banco do Nordeste do Brasil para o Setor de Mármores e Granitos / Júlio Silva Filho / Gerente de Agência

11h30 - Apoio financeiro do Bandes ao Setor de Rochas Ornamentais / José Antonio Buffon / Diretor de Crédito e Fomento

14h - Processo e utilização de Rochas / Emic Costa / Presidente do Cetemag

15h - Soluções eletrônicas em Comércio Exterior / Ricardo Maia / Thais Borges / Gerentes de Negócios Internacionais / Banco do Brasil

17h00 - Apresentação do Projeto de Desenvolvimento territorial para o setor de rochas ornamentias no Espírito Santo / Renato Carporalli / Gerente de Cooperação Internacional da Confederação Nacional da Indústria ( CNI).

Nenhum comentário: