sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Transporte de Rochas - Comissão realiza testes para transporte de enteras em caçambas

Extraído do site da Revista Inforochas.

A proposta ainda será encaminhada parra a Câmara Temática de Rochas Ornamentais para apreciação

Motivo de dúvidas entre os empresários do setor, o transporte dos blocos menores de rochas, as chamadas enteras, poderá passara ser feito em caminhões tipo caçamba. É o que defende a comissão técnica formada pelo Sindirochas, Centrorochas, Detran, empresas de transporte, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-ES), que irá encaminhar a proposta para apreciação da Câmara Temática de Rochas Ornamentais para a sua possível regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

"Segundo a Resolução 264, o bloco de rocha ornamental é considerado carga indivisível e, por isso, seu transporte deve obedecer à proporção de uma unidade para cada carregamento. Essa decisão gerou muitos questionamentos quanto ao que fazer com as enteras que, por terem dimensões menores que as travas fi xas exigidas pela norma, não podem ser amarradas ao carro transportador", explica a superintendente do Centrorochas e membro da comissão, Olívia Tirello.

Além disso, elas podem ser transportadas em maior quantidade sem deixar de obedecer ao limite de peso estabelecido pelo Contran. “Analisando esses fatores, o grupo chegou à conclusão de que as enteras podem ser transportadas em caçambas de forma segura, sendo necessário fazer apenas o travamento dos blocos com madeira”, explica.

Para legitimar a proposta, a comissão realizou um teste no dia 2 de setembro, com o objetivo de confi rmar o comportamento das enteras quando transportadas em fundo de caçambas. Participaram, além da superintendente do Centrorochas, o presidente do Cetran/ES, Marcelo Ferraz Goggi, o engenheiro consultor do Sindirochas, Wilmar Barros Barbosa, e o assessor institucional do Sindirochas em Vitória, Gilson Tassinari.

Os resultados obtidos no teste foram bastante satisfatórios, com apenas um deslocamento das enteras para frente após uma freada brusca ocasionada por condições adversas no tráfego. Porém, foram mantidas as distâncias laterais e transversais, comprovando a segurança desta modalidade de transporte.

Um comentário:

Unknown disse...

Será que alguém poderia me dizer a melhor maneira de armazenar os blocos ou placas de rochas ornamentais em containers, de modo que facilite a sua retirada no porto de destino?