sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Adamag inaugura central para tratamento de resíduos

Extraído do site da Revista Inforochas

O local, licenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), já está recebendo subprodutos do beneficiamento de mármore e granito

Resíduos resultantes da extração de mármore e granito já têm um espaço para correta destinação evitando danos ao meio ambiente. Desde agosto deste ano, está em operação, em Cachoeiro de Itapemirim, a Central de Tratamento de Resíduos da Associação de Desenvolvimento Ambiental do Mármore e Granito (Adamag).

Apesar da Central já estar em funcionamento, a inauguração oficial da sede da entidade está marcada para o dia 6 de novembro. O presidente da Adamag, Eduardo Petersen Guidi, explicou que, ao longo de três anos, a associação lutou pelo desenvolvimento sustentável do setor de rochas ornamentais, o que resultou na conclusão das obras da Central de Resíduos, exigências dos órgãos ambientais para Licença de Operação (LO) das indústrias.

“A Adamag está dando um passo muito grande, levando o empresariado a ter uma visão ambiental mais ampla; a de que é possível promover a sustentabilidade e se enquadrar às normas ambientais vigentes”, analisou Guidi.

Para Guidi, o funcionamento da Central de Tratamento de Resíduos resolve os problemas de muitas empresas da região, que se encontram com os parques industriais sobrecarregados de resíduos, também conhecidos como subprodutos.

“Não tiramos a responsabilidade das empresas, a Adamag simplesmente ajuda a gerenciar a parte ambiental dos associados". A entidade foi licenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para receber subprodutos de empresas beneficiadoras, em 28 de abril de 2009 e, desde então, iniciou os trabalhos de construção da Central de Resíduos.

REFLORESTAMENTO

Em parceria com a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a Santa Casa de Misericórdia e produtores rurais da região, a Adamag conseguiu ainda o equivalente a 103 mil metros quadrados de terra para reflorestamento. A medida foi adotada para cumprir o compromisso firmado com o Ministério Público Estadual para “saldar” a dívida de décadas com o meio ambiente, tempo em que os resíduos não foram corretamente tratados. Segundo Guidi, 95% do Termo de Ajuste de Conduta, firmado em novembro de 2007, já foram cumpridos, finalizando sua totalidade até novembro deste ano.

Saiba mais

A lama abrasiva resultante do processo de industrialização do mármore e granito tem alta concentração de cal e ferro, que, em contato com o lençol freático, pode trazer danos à saúde da população. Na Central de Tratamento de Resíduos da Adamag, o material é acondicionado em locais especialmente preparados que impedem a infiltração das substâncias para o solo.

A Central atende a 72 empresas e tem capacidade de funcionamento estimada para 14 anos. Criada em Junho de 2006, com o intuito de conscientizar as empresas do setor de rochas ornamentais quanto às suas responsabilidades para com o Meio Ambiente, a Adamag tem como objetivo encontrar soluções coletivas para o tratamento dos resíduos e subprodutos gerados nos processos produtivos das respectivas empresas situadas em Soturno e Gironda, em Cachoeiro de Itapemirim.

Para isso, foi construída a Central de Tratamento de Resíduos, implantada numa área de 145 mil metros quadrados de terra na região da Fazenda Monte Líbano.

Nenhum comentário: