quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cai número de acidentes de trabalho no setor de rochas

Extraído do site Gazeta Online

O setor de rochas ornamentais – trabalhadores e empresários – têm uma boa notícia para comemorar: a redução pela metade de acidentes de trabalho com vítimas fatais. O número de mortes caiu de cinco, de janeiro a setembro de 2008, para duas no mesmo período de 2009. "É uma excelente notícia, porque vidas estão sendo preservadas", comemora o procurador do Trabalho em Cachoeiro de Itapemirim, Djailson Martins Rocha.

Várias justificativas são apontadas pelo procurador para a redução dos acidentes com vítimas fatais: treinamento dos trabalhadores, a atuação forte do Ministério Público e do Ministério do Trabalho nas ações de fiscalização e ainda a retração da atividade por conta da crise financeira global. Mas, a mais eficiente delas é a capacitação os trabalhadores para o exercício da profissão.

O programa de treinamento desenvolvido pelo Ministério do Trabalho (MPT) em parceria com sindicatos e várias outras entidades já treinou três mil trabalhadores em todo o Estado. "Foi montado um curso prático e segurança no trabalho e movimentação de cargas", explica o procurador. A meta é que até o final de 2010 todos os trabalhadores do setor, que são cerca de 23 mil, tenham recebido o treinamento.

O procurador disse estar satisfeito com a constatação da queda drástica nos acidentes com vítimas fatais. O Ministério Público, lembra participa dos dois lados da situação: a repressão e a educação. Nas ações realizadas nos últimos dois anos, que resultou na interdição de várias pedreiras, houve a repressão e a exigência do cumprimento da lei.

Na etapa posterior veio a educação, com o treinamento dos trabalhadores. "Às vezes as coisas não acontecem por falta de iniciativa. A parceria que conseguimos formalizar e os resultados obtidos nos indica que estamos no caminho certo", destacou Rocha. Ele lembra que o setor de rochas ornamentais responde por aproximadamente 7% da economia capixaba.

A Comissão Permanente de Segurança (CPS-Rochas) se encarrega de acompanhar o treinamento dos trabalhadores que é ministrado, na maioria das vezes, nas próprias empresas. Na segunda fase, os treinamentos serão feitos com os trabalhadores que atuam nas pedreiras, informa o presidente do Sindimármore, Aguinaldo Grillo.

Ele conta que no início dos treinamentos algumas empresas apresentaram resistência, mas agora as ações estão fluindo melhor. A preocupação do presidente do Sindimármore é a dificuldade que a comissão tem de acompanhar todos os cursos e saber se, realmente, o conteúdo está sendo todo passado aos trabalhadores.

Números

15 vítimas

Foi o número de trabalhadores que morreram em acidentes de trabalho em 2008. No período de janeiro a setembro, foram cinco mortes. Neste ano, no mesmo período, o número caiu para duas mortes.

Nenhum comentário: