21/08/2009 - 17h16 (Pammela Volpato - Da Redação Multimídia)
foto: Divulgação
A Feira
Cachoeiro de Itapemirim, juntamente com outros 14 municípios da região sul do Espírito Santo que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) de rochas ornamentais, destaca-se como o maior pólo de beneficiamento de rochas das Américas.
A região, que concentra as maiores jazidas de mármore do Brasil, abriga grandes, médias e pequenas empresas processadoras de rochas, integrando várias cadeias produtivas, com destaque para a indústria de insumos, máquinas e equipamentos. Além disso, também agrega atividades de pesquisa, desenvolvimento, qualificação profissional, logística e tecnologia da informação, entre outras.
É neste cenário que é realizada a Cachoeiro Stone Fair que, em 2009, completa 20 anos e, ao longo de sua história, vem atraindo expositores e visitantes de várias partes do Brasil e do exterior. A feira vem expressando de forma contundente o quanto a APL de rochas ornamentais tem evoluído em conhecimentos mercadológicos, marketing, tecnologia e inovação.
No município, estão as maiores jazidas de mármore do Brasil, o que explica o surgimento de grandes, médias e pequenas empresas processadoras de rochas, que integram várias cadeias produtivas, com destaque para a indústria de insumos, máquinas e equipamentos. Além disso, o município agrega atividades de pesquisa, desenvolvimento, qualificação profissional, logística e tecnologia da informação.
A 28ª Cachoeiro Stone Fair, que acontece entre os dias 25 e 28 de agosto, promete revelar novas tecnologias e oportunidades para quem quer ampliar os negócios.
Internacionalmente conhecida como a cidade do mármore, não é por acaso que Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, é o lugar adequado para realização do evento. A organizadora, Cecília Milaneze, está bastante otimista. "Cachoeiro é o polo do setor, a feira realizada aqui tem tudo para dar certo. Nossa expectativa é a melhor possível."
Esse ano, ao contrário dos anteriores, os interessados em visitar o evento fizeram um pré cadastro. Cecília afirma que o número de inscrições foi satisfatório. "Devemos ter um público de pelo menos 15 mil pessoas, levando em consideração as inscrições que já foram realizadas. Temos 180 expositores e estão todos muito animados".
A feira - a maior em concentração de máquinas e empresas processadoras de rochas ornamentais da América Latina - é um ambiente favorável para realização de novos negócios e parcerias, além de oportunidade para maior visibilidade das empresas. É ainda uma chance para conhecer as sedes das indústrias e as jazidas, conferindo de perto as potencialidades do setor. Por isso, a Cachoeiro Stone Fair atrai expositores e visitantes de várias partes do Brasil e do exterior.
O evento é voltado para empresas dedicadas à extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais, mas agrega também outros setores que possuem vinculação ao ramo, como fornecedores de abrasivos, de insumos, de máquinas, equipamentos e ferramentas.
Também participam empresas integrantes da cadeia produtiva da construção civil, como arquitetos e decoradores, engenheiros e outros profissionais de nível técnico e superior. Há ainda interesse de empresas com atuação voltada ao comércio exterior e logística.
Destaque
Maior cidade da região Sul do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim é conhecida nacionalmente pelo seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, o maior do Estado, e pioneiro no país.
A expressividade do setor pode ser comprovada nos números: dos 25 milhões de metros quadrados de rochas ornamentais que o Espírito Santo processa por ano, 70% é beneficiado em empresas cachoeirenses.
Com cerca de mil empresas atuando no setor, o segmento de rochas ornamentais de Cachoeiro gera cerca de 10 mil postos de trabalho em todo o município, sendo o maior pólo de beneficiamento de rochas das américas. A cidade compõe ainda o Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais (APL) unido a outros 14 municípios da região Sul do Espírito Santo.
Além de Cachoeiro, o Espírito Santo tem lavras de diversos tipos de rochas, empresas para beneficiamento primário (serragem) e secundário (polimento e produtos acabados) em outras regiões do Estado, com destaque para o Norte, com a extração de granito, e região metropolitana da Grande Vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário