quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Governo, prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e empresários se reúnem para agilizar Distrito Industrial.

Extraído do site da SUPPIN
Fotos: Robson Sabadini
A Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, se reuniu nesta sexta (13/fev) com a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (PMCI), a Associação do Distrito Industrial de Cachoeiro (Adici) e empresários, para agilizar a implantação de projetos e ações para estruturação, dinamização e gestão do Distrito Industrial São Joaquim.
Este polo é da iniciativa privada e já possui 55 empresas instaladas.
A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, no Palácio Bernardino Monteiro, no Centro.
A equipe da Suppin estava formada pelo diretor-geral, William Galvão Lopes e pelo gerente Técnico Operacional de Empreendimentos, André Luiz Dan Ramos. Eles foram recebidos pelo prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, pelos secretários de Desenvolvimento Econômico ,Ricardo Coelho de Lima, de Obras, Leandro Moreno Ramos, de Meio Ambiente, Delandi Pereira Macedo, pelo presidente da Adici, Edson Aquino, pela diretoria da Associação Ambiental Monte Líbano(Aamol) e pelo representante da Santa Casa, Monsenhor Antonio Rômulo Zagotto.
Nesta primeira reunião entre a Suppin e a atual gestão municipal ficou definida a retomada dos trabalhos com reativação do grupo de trabalho, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento local, que irá preparar a agenda de reuniões para revisão e adequação do programa de trabalho.
Outro ponto encaminhado está relacionado com a cessão de uso do desmembramento que o Governo faz de uma área de 540 mil metros quadrados da Fazenda Monte Líbano, utilizada pela Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.
Dessa área 266.860 metros quadrados foram destinados para que a Associação Ambiental Monte Líbano (AAMOL) implante a Central de Resíduos de Cachoeiro, que fará o tratamento e reaproveitamento dos resíduos provenientes da industrialização de rochas ornamentais.
Os 273.900 metros quadrados restantes a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e a Suppin, em parceria com a Adici, estudarão alternativas para a área, entre elas a retomada de contatos com empresas que, na gestão anterior, manifestaram interesse de se instalar no município de Cachoeiro de Itapemirim.
Histórico
A Suppin assinou em abril de 2008 o convênio de parceria (cooperação técnica) com Cachoeiro de Itapemirim e Distrito Industrial, com o objetivo de unir recursos técnicos visando a implantação de projetos e ações para estruturação, dinamização e gestão do distrito industrial São Joaquim, polo gerido pela Adici, localizado no bairro Distrito Industrial, em Cachoeiro de Itapemirim.
Este documento definiu que é de competência da Suppin orientar tecnicamente a PMCI e a Adici sobre a adequada configuração(de um distrito industrial ou polo empresarial) do Distrito, projetos de infra-estrutura, alternativas de modelo de gestão, ações de fomento e articulação com organismos de fomento e financiamento e concessionárias de serviços públicos, de forma a facilitar a implantação de projetos e políticas para dinamização do Distrito e atratividade de empresas para se instalar no empreendimento.
E devido às suas informações e experiências com estruturação e concretização de pólos empresariais, a Suppin também auxiliará nas discussões e apresentação de sugestões sobre normas de comercialização de áreas.
Participação do município
Pelos termos do convênio a prefeitura de Cachoeiro, que detém a propriedade do sistema viário e de áreas para equipamentos comunitários deve dispor de máquinas para trabalhos do Distrito, articular apoio a organismos de fomento, oferecer suporte técnico, administrativo e institucional a ações de promoção e aos processos de instalação de novas empresas no empreendimento.
Deverá também oferecer incentivos fiscais, descontos em impostos e isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de apoiar ações de associativismo e cooperativismo industrial, de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, e disponibilizar em seu material publicitário informações sobre a infraestrutura e oportunidades de investimento no Distrito Industrial.
Participação dos empresários
A Adici ficará responsável pelo levantamento de dados necessários à elaboração do plano de trabalho, encaminhamento dos problemas e das reivindicações dos empresários, fazendo a interlocução entre o setor público e o setor privado.
Os empresários atuarão como agentes de fomento junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a viabilização de recursos, coordenando e fiscalizando a participação nas ações de melhorias para o distrito.
E também deverão encaminhar providências para obtenção de licenciamentos ambientais e na contratação de projetos executivos e complementares de infraestrutura adequada para o polo e para facilitar a atratividade de empresas.
Para o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, São Joaquim é muito importante para o município porque, além de concentrar cinqüenta e cinco empresas que dinamizam a economia e geram empregos e renda, tem uma forte concentração de empresas do setor de rochas ornamentais, uma das riquezas do município.
Segundo Casteglione a prefeitura vai assumir vários encaminhamentos e responsabilidades a curto, médio e longo prazos. “Queremos a viabilização e o fortalecimento do polo de São Joaquim”, afirmou.
“Entendemos que lá é o lugar de instalação das nossas empresas, para que elas possam gerar mais oportunidade de emprego e renda para a população”, finalizou.
Para William Galvão Lopes, diretor-geral da Suppin, a reunião foi muito produtiva, pois dá sequência a um trabalho que vem sendo feito há bastante tempo, sendo cumpridas toda as etapas previstas.
“Temos a clara certeza de que o Distrito Industrial de São Joaquim pode ser alavancado, pois já possui um conjunto de empresas importantes instaladas. Isso facilita a discussão em torno da infraestrutura e organização do empreendimento. O governo estadual, através da Suppin, está empenhada para auxiliar o município, por meio da prefeitura, no que for possível dentro da expertise e competência da Suppin”, afirmou William.
Informações Adicionais:
Assessor de Comunicação da Suppin
Aníbal José
Tel.: 3380-2019 / 9941-1190

Nenhum comentário: