quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Presidente do Cetemag realiza palestra para estudantes do setor

Extraído do site da Revista Inforochas

Alunos dos cursos de Mineração e de Rochas Ornamentais do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes), em Cachoeiro de Itapemirim, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as rochas e suas aplicações na palestra “Processo e Utilização de Rochas”, realizada no auditório da instituição, no dia 23 de outubro.
Ministrada pelo presidente do Cetemag, Emic Malacarne Costa, a palestra mostrou os principais problemas enfrentados nos processos de extração e beneficiamento de rochas, assim como os problemas quanto ao seu comércio e aplicação. Durante a apresentação, os alunos aprenderam um pouco sobre todo o processo produtivo, desde a escolha da pedreira, desdobramento da lavra, logística, serrada, processo de polimento, tratamento, utilização e aplicação.
Emic frisou a importância do corte paginado bem feito, a aplicação das rochas com a combinação das cores e paginação utilizando os movimentos das pedras, assim como sua manutenção antes, durante e após a obra.
“Nossas rochas muitas vezes não são valorizadas em sua plenitude porque precisam ser bem trabalhadas. Como, muitas vezes, os profissionais não sabem utilizá-las, elas não são requisitadas como deveriam”, explica o presidente do Cetemag.
Emic falou também sobre os conhecimentos básicos do processo, com uma visão que todo profissional do setor deve ter, incluindo o da área de vendas. “É muito importante esse contato com os alunos, assim garantimos o ingresso no mercado de profissionais qualificados e com a visão de todo o processo de rochas”, explica.
O aluno do primeiro ano do curso de Mineração, Matheus da Silva Ramos, concorda. “Gostei muito da palestra. Sei o quanto é importante entendermos esse processo. Para nos tornarmos profissionais, é necessário termos contato com pessoas que têm essa visão completa da cadeia de rochas e que queiram dividir com a gente. Assim, fica mais fácil aprender”, disse.
O saldo da palestra foi positivo para o presidente do Cetemag. “Sempre é válido trabalhar com os futuros profissionais do setor. Precisamos despertar neles a vontade de se aprofundar no arranjo e, assim, conseguirmos mais profissionais que se dediquem a pesquisar informações de análise química, física e petrográficas. A falta desses conhecimentos atrapalha a divulgação da rocha. São necessárias análises interpretadas por profissionais que saberão detectar qual a forma de utilizar a rocha, sua usabilidade e aplicação”, finaliza.
Com duração de uma hora e vinte minutos, a palestra reuniu no auditório da Cefetes mais de 100 alunos, além do diretor Aloísio Carnielli e o superintendente do Cetemag, Herman Krüger, da supervisora administrativa, Andrea Lima, e a gestora Financeira e de Projetos da entidade, Jackeline Gaigher.
O superintendente do Cetemag explica que a palestra faz parte de um plano de ação da entidade para o desenvolvimento do setor. “Essa é apenas mais uma das inúmeras ações que o Cetemag fez este ano na área de qualificação profissional. Para o próximo ano, mais palestras e ações estão agendadas”, afirma.
Curso de Segurança e Movimentação de Cargas
Dentro do processo de qualificação profissional do Cetemag, em outubro a entidade deu início ao curso inédito de Segurança e Movimentação de Cargas.
Com 40 horas de duração, a primeira turma se formou em 29 de outubro. Ao todo, 50 alunos aprenderam como trabalhar dentro da NR11, Norma Regulamentar que torna obrigatória a capacitação dos funcionários quanto às atividades de armazenamento e transporte de chapas.
De acordo com a coordenadora de Cursos do Cetemag, Cristiane Bittencourt, a demanda para mais turmas é grande, uma vez que, até junho do próximo ano, todas as empresas têm que estar legalizadas. Para novembro, mais dois cursos estão agendados.

Nenhum comentário: