quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Apesar de crise, sindicato confia na recuperação das exportações de rochas capixabas

Extraído do site Folha Vitória

Teve início nesta terça-feira (26), uma das mais importantes feiras mundiais do setor de rochas ornamentais: a 26ª Feira Internacional do Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim, a Cachoeiro Stone Fair, que segue até sexta-feira (29). A feira estará aberta sempre das 13 horas às 20 horas, no Parque de Exposições de Cachoeiro, localizado no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado.
Durante a abertura do evento, o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Estado (Sindirochas), Áureo Mameri, foi otimista quanto ao futuro das exportações do setor. Apesar de acumular queda de quase 10% no ano por conta da crise imobiliária americana, Mameri acredita que o número pode ser revertido. "A partir do primeiro semestre do ano que vem as exportações vão voltar a crescer", explicou.
Além disso, o evento marcou um anúncio importante para o desenvolvimento sustentável do setor: o Governo do Estado cedeu um terreno que será utilizado para construção de uma central de reaproveitamento de resíduos. Os resíduos provenientes do corte dos blocos poderão ser transformadas em artesanato ou aterradas ecologicamente.
O evento tem como objetivo mostrar a diversidade e incentivar o uso de rochas ornamentais brasileiras, criar um espaço para a realização de negócios e parcerias, difundir inovações tecnológicas com a exposição de máquinas, ferramentas, insumos e novos processos de gestão, promover o marketing do setor no país e exterior e aumentar as exportações, sobretudo de produtos acabados com maior valor agregado.
O Espírito Santo é responsável por 44% das exportações e por 47% da produção no setor de rochas ornamentais, com projeção de crescimento médio de 30% nas exportações nos próximos três anos e investimentos próximos a US$ 1 bilhão nos cinco anos seguintes. Em vista da importância do Estado, a feira se apresenta como uma referência mundial de informações no setor de mármore e granito.

Nenhum comentário: