quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Visitantes de mais de 600 cidades brasileiras marcam presença na Cachoeiro Stone Fair 2012



Extraído do site da Milanez & Milaneze
O perfil do evento com muitas oportunidades para o mercado interno explica a participação de profissionais e empresas de Norte a Sul do Brasil
A Cachoeiro Stone Fair 2012 recebeu um público de mais de 25 mil visitantes nacionais de 26 estados brasileiros, superando as expectativas dos promotores, durante os quatro dias de evento, em Cachoeiro de Itapemirim.
Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Goiás foram os estados com mais participantes no evento, que contou com a participação de 220 expositores de rochas ornamentais, máquinas, equipamentos e insumos para o segmento.

Ao todo, empresários e profissionais de mais de 600 cidades brasileiras estiveram na feira, inclusive representantes das 12 cidades que serão sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e as que servirão de centros de treinamentos e base de apoio, onde estão sendo realizadas grandes obras para o Mundial.
O público estrangeiro também marcou presença, com participação expressiva da Itália seguida dos Estados Unidos, Canadá, China, Espanha, Venezuela e Portugal.

Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag) e realização da Milanez & Milaneze, a 34ª edição da Cachoeiro Stone Fair foi realizada Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.
O evento contou ainda com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento e de Turismo, Federação das Indústrias do Estado (Findes), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sindirochas troca a diretoria



Extraído do site do Jornal Aqui Notícias
29.08.2012  -  Leandro Moreira
A diretoria do Sindirochas passou por alteração após as eleições ocorridas neste mês de agosto. Emic Malacarne sede espaço ao novo presidente Samuel Mendonça, que tomou posse nesta semana durante a abertura da 24ª Feira Internacional do Mármore e Granito, a Cachoeiro Stone Fair.

Samuel já ocupava os quadros da diretoria do sindicato há anos. “As decisões sempre foram tomadas pelo grupo. E espero contar com o apoio deste mesmo grupo nesta nova etapa. Vou me esforçar para dar o melhor de mim frente ao Sindirochas”, disse Mendonça.
Emic falou que se sente orgulhoso por ter contribuído com o setor de rochas, que, segundo ele, cresce e colabora com a geração de emprego e renda. Malacarne deixa o Sindirochas e fica até o próximo ano na diretoria do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag).

Mármore, só de Cachoeiro



Extraído so site do Jornal Aqui Notícias
29.08.2012  -  Filipe Rodrigues
Quando se fala em charuto, o que vem a cabeça é Cuba. Em se tratando de champagne, o país é a França. E, agora, a tendência é que no mercado internacional, quando o assunto for mármore, um município seja naturalmente lembrado: Cachoeiro de Itapemirim. Isso porque, o Selo de Indicação Geográfica, também chamado de Indicação de Procedência, foi concedido à cidade e vai colocá-la ainda mais no circuito internacional.
Para o presidente do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) de Cachoeiro, Emic Malacarne Costa, o selo de Indicação Geográfica concedido pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico vai elevar o padrão de qualidade dos produtos e tornar o município referência. “O selo só agrega valor. Um grupo de trabalho vai apresentar as regras e normas para o setor e as empresas terão que se adequar. Com o tempo, acredito que em cerca de oito meses, já iremos colher os frutos”, comentou Emic.
Muito embora o município já detenha o título, as empresas precisarão se adequar. “Teremos que cumprir metas. Com isso, vamos disputar em nível mais elevado com Portugal e Grécia, por exemplo. Os próprios compradores estão mais exigentes, buscando mercado qualificado. O selo vai forçar as empresas a conseguirem essa excelência”, acrescentou Emic.
 “Os empresários terão mais chances também de comercializar o mármore industrializado e não apenas blocos. Sabemos que a nossa matéria-prima não perde em qualidade. Esse selo vai agregar ainda mais valor”, disse Emic.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Ricardo Coelho, o setor marmorista cachoeirense fica ainda mais competitivo no mercado internacional. “Temos produtos cobiçados e de alto valor, como o mármore branco. É uma questão muito importante, porque quando se falar em mármore, só de Cachoeiro”, enfatizou Ricardo.
Ele acrescenta ainda que o selo atrai maior divulgação no cenário internacional; maior qualificação dos profissionais; agrega valor; e enquadra empresas a cumprirem exigências de padrões de qualidade e respeito ao meio ambiente.
O que é indicação geográfica?
Nos mercados nacionais e internacionais, muitos produtos são caracterizados não apenas pela marca que ostentam, mas também pela indicação da sua verdadeira origem geográfica. Esta indicação lhes atribui certa reputação, valor intrínseco e identidade própria que os distinguem dos demais produtos de igual natureza disponíveis no mercado.
O termo “indicação geográfica” foi se firmando quando produtores, comerciantes e consumidores começaram a identificar que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis à sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico que indicava sua procedência.
Os produtos que apresentam uma qualidade única, explorando as características naturais tais como geográficas (solo, vegetação), meteorológicas (clima) e humanas (cultivo, tratamento, manufatura), e que indicam de onde são provenientes são bens que possuem um certificado de qualidade atestando sua origem e garantindo o controle rígido de sua qualidade.
Alguns exemplos envolvendo produtos de notável qualidade, certificados e identificados com indicações geográficas, são os vinhos tintos da região de Bordeaux, os presuntos de Parma, os charutos cubanos, os queijos Roquefort, entre outros. Nesses casos, a indicação da verdadeira origem geográfica do produto adquire a configuração de um bem, agregando valor econômico e beneficiando as pessoas estabelecidas no local de produção.
Desta forma, fortalece a organização social e concorre para o desenvolvimento sócio-econômico da região. Mas o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) origina-se do esforço de um grupo de produtores ou de prestadores de serviço que se organizam para defender seus produtos ou serviços, motivados por um lucro coletivo.

Mármore de Cachoeiro de Itapemirim já possui Indicação Geográfica reconhecida internacionalmente



Recebido do SEBRAE-ES
Reconhecimento Internacional
Vitória, 30 de agosto de 2012
A Indicação Geográfica confere qualidade e reputação às pedras produzidas no Sul do Espírito Santo

Weverson Rocio
A entrega foi feita pelo representante do INPI, Júlio Grevy, o presidente do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), Emic Malacarne Costa, e o diretor-superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira
O município de Cachoeiro de Itapemirim recebeu na tarde desta terça-feira (28) o certificado de Identificação Geográfica (IG) dos mármores produzidos na região. A entrega foi feita ao representante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Júlio Grevy, pelo presidente do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), Emic Malacarne Costa, e pelo superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES), José Eugênio Vieira.
O certificado é uma ferramenta importante para identificar a qualidade do produto originário de uma determinada região. A IG agrega uma série de benefícios aos produtores, à região e à economia, gerando reconhecimento internacional, proteção da imagem dos produtos e, ainda, valorizando a área produtora. A entrega da IG foi feita durante a solenidade de abertura da Cachoeiro Stone Fair 2012, em Cachoeiro de Itapemirim.
A IG de mármore foi incentivada pelo Sebrae no Espírito Santo, se tornando um diferencial importante para o mármore cachoeirense, pois o certificado permite que o território onde estão estabelecidas as empresas de extração, beneficiamento e exportação do mármore tenham mais destaque, devido à autenticidade da produção e ao direito reservado aos produtores da região de abrangência.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Espírito Santo, José Eugênio Vieira, o certificado é de extrema importância não só para Cachoeiro de Itapemirim, mas para todo o Estado. “A IG faz com que o mármore cachoeirense se torne ainda mais conhecido e com uma garantia de qualidade única, reconhecido internacionalmente. Compradores de diversos países do mundo terão a certeza de adquirir produtos de qualidade, movimentando cada vez mais a economia do nosso estado”, afirma.
A feira
A 34ª edição da Cachoeiro Stone Fair será realizada entre até o dia 31 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento conta com 220 expositores, sendo 19 internacionais, responsáveis pela exposição de máquinas, equipamentos, novos lançamentos de mármore e granito e insumos para o mercado de rochas ornamentais.
Com a parceria do Sebrae no Espírito Santo, 15 empresas capixabas estão participando da feira. As micro e pequenas empresas estão expondo diversos produtos e serviços voltados para a cadeia produtiva do segmento, que vão desde chapas de rochas ornamentais, pedras esculpidas, artesanato de granito, projetos voltados ao tratamento de resíduos, máquinas até softwares customizados, entre outros.
Durante a feira, os expositores têm a oportunidade de apresentar seus produtos e atingir novos mercados, tanto nacionais quanto internacionais, já que o evento recebe a visita de compradores de diversos países.

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