sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Exportações do período JULHO E JAN A JUL 2011 X 2012

Extraído do site do CENTROROCHAS


Novidades na Cachoeiro Stone Fair 2012 com a presença de 36 novas empresas


Extraído do site da Milanez & Milaneze
Apostando no aquecimento do mercado interno, dos 220 expositores, 36 participam este ano pela primeira vez da Cachoeiro Stone Fair, expondo equipamentos inovadores, multifios, politrizes, novos lançamentos de mármore e granito e insumos que atendem ao mercado de rochas ornamentais.
Pensando em boas possibilidades de negócios com empresários do setor, a empresa catarinense Hedel apresenta durante a feira uma multifio de fabricação própria. O equipamento possui regulagens motorizadas, sistemas de regulagem de velocidade e de fácil manejo.
A capixaba Sinocam apresenta o cavalo mecânico Sinotruk A7 no evento. O modelo robusto, confortável e com baixo consumo de combustível, é utilizado para transporte de blocos de rochas das jazidas para o processamento e, posteriormente, para comercialização.
Já para o beneficiamento de mármores e granitos, a Maqfort apresenta sua linha de cortadeiras e ponte rolante. Rogério Siqueira, diretor da empresa, espera ótimos negócios: “Sendo a primeira vez que iremos expor no evento, a nossa expectativa é de realizarmos bons negócios, além de conhecer clientes em potencial”, conta.
Dentre as novidades está também a politriz para polimento de planos a úmido, que será lançada pela LB Solutions, do Paraná. “A feira funciona como uma vitrine para divulgarmos nossos produtos para o mercado”, disse Viviano Lindenberg, um dos sócios da empresa.
Com 22 anos de atuação no mercado, a Dercom estará presente na Cachoeiro Stone Fair 2012 com sua linha de insumos para atender ao segmento de rochas ornamentais. Entre os destaques estão as lixas para acabamento e polimento, rebolos e discos para desbastes, abrasivos e diamantados, além de produtos diversos para melhorar o aproveitamento de mármores e granitos.
Cachoeiro de Itapemirim
Além dos lançamentos de produtos e serviços na feira, outros eventos paralelos prometem movimentar a capital brasileira do mármore no decorrer desse mês de agosto.
Os bares e restaurantes estão motivados com a realização do Giro Gastronômico, onde vão servir pratos à base de massas, carnes e peixes, desde os mais tradicionais aos mais sofisticados, que serão batizados com nomes de rochas ornamentais da região e que se destacam no mercado nacional e internacional.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Ricardo Coelho, o circuito vai movimentar e estimular o consumo durante o período da feira. “Será uma oportunidade de trazer a feira para fora dos muros do Parque de Exposições. Aproveitando o número de visitantes que devem circular na cidade neste período, estamos com uma expectativa de aumento nas vendas no comércio, além da geração de empregos temporários”, reforçou. 
O tradicional Boi no Rolete, promovido pela Jaciguá, este ano completa 17 anos e espera reunir empresários do segmento de rochas ornamentais em um ambiente agradável com intuito de estreitar os laços.
Já no Mercado Municipal, no último dia da feira, Flávio Sampaio apresenta o Egecon Concetto, um evento sócio-cultural com a presença de arquitetos e decoradores renomados de Cachoeiro de Itapemirim e de Vitória, com exposição de esculturas, pinturas, fotografias, lançamentos de livros, palestras e transfer para a Cachoeiro Stone Fair.
Em sua 34ª edição, a Cachoeiro Stone Fair 2012 contará com 220 expositores, reforçando a importância do município como principal polo de processamento do Brasil. Segundo Cecilia Milanez, da Milanez & Milaneze, o evento superou as expectativas na rapidez com que as áreas foram totalmente comercializadas.
Promovido pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), e realizado pela Milanez & Milaneze, o evento acontece entre os dias 28 e 31 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.
Cachoeiro Stone Fair 2012
– Data: 28 a 31 de agosto
– Expositores: 220
– Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim
– Acesso: A feira é voltada exclusivamente para profissionais do setor, que deverão fazer cadastramento prévio pelo site www.cachoeirostonefair.com.br.
– Funcionamento: das 13 às 20 horas (acesso até as 19 horas)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Senado aprova desoneração da folha de pagamento para o setor de rochas


Extraído do site do CENTROROCHAS 
O Senado aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/2012, decorrente da Medida Provisória 563/2012, que, entre outros assuntos, concede isenção tributária a diversos produtos, estabelece regimes fiscais diferenciados e desonera a folha de pagamentos de alguns setores, como forma de incentivar o crescimento da economia.
O PLV 18/2012 e o PLV 19/2012, também aprovado nesta terça, integram o Plano Brasil Maior. O relator do projeto foi o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
O texto original encaminhado ao Congresso pelo Executivo beneficiava com desoneração da folha de pagamento de vários setores, como o hoteleiro, moveleiro, de autopeças, naval, aéreo, de empresas de call center e de projetos de circuitos integrados (chips).
Durante análise da matéria pela comissão mista, o benefício foi estendido a empresas de transporte de carga e de passageiros (rodoviário, marítimo e aéreo), fabricantes de brinquedos (bonecos, triciclos, trens elétricos, musicais), fornecedores de pedras (granitos e mármores), e parte do agronegócio (carnes, soja, milho).
Fonte: Senado Federal

Cachoeiro Stone Fair vai aquecer economia local


Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Publicada em 09/08/2012 às 08:02

O evento será realizado de 28 a 31 deste mês, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa
Faltam poucos dias para a edição 2012 da Cachoeiro Stone Fair, a feira internacional do mármore e granito de Cachoeiro de Itapemirim. A exemplo dos anos anteriores, a expectativa é que, além de bons negócios no setor de rochas ornamentais, o evento gere aquecimento da economia local, ao contribuir para o aumento nas vendas no comércio e nas contratações temporárias de pessoas e serviços.
A cidade deve receber mais de 25 mil visitantes durante a feira, que será realizada de 28 a 31 deste mês, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.
Para a rede hoteleira, o momento é de pico. Todos os hotéis já estão com vagas reservadas para visitantes e expositores da feira. Bares e restaurantes também se preparam para atender um público expressivo em busca de opções de lazer, entretenimento e turismo. O número de contratações temporárias, por tudo isso, tende a crescer.
“A expectativa é fantástica. O volume de negócios gerados fora da feira deve crescer 25% em relação ao ano passado, chegando a cerca de R$ 7 milhões”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
Giro Gastronômico para atrair visitantes
Para aproveitar a grande movimentação da Cachoeiro Stone Fair, a prefeitura vai realizar um Giro Gastronômico. Durante os dias da feira, restaurantes do município vão incluir nos cardápios pratos especiais batizados com nomes de rochas ornamentais. O objetivo é atrair ainda mais visitantes para os estabelecimentos, a partir de uma oferta gastronômica variada.
Na próxima terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fará o lançamento do Giro Gastronômico, no Museu de Ciência e Tecnologia, às 19h30, para parceiros e imprensa local. Na ocasião, haverá degustação das iguarias que serão servidas pelos restaurantes.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Feira do Mármore com mais ofertas de máquinas e equipamentos


Extraído do site do Jornal Aqui Notícias
31.07.2012

Em sua 34ª edição, a Feira do Mármore de Cachoeiro reforça a importância do município como principal polo de processamento do país e atrai expositores de vários estados brasileiros. Esse ano, a expectativa continua sendo a melhor possível, por conta também do bom momento econômico do Brasil, e a maior oferta em tecnologia, principalmente, em máquinas e equipamentos.
Segundo informações da assessoria de imprensa do evento, 100% do espaço já foi comercializado. Serão 220 expositores presentes na feira, que será realizada no final de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto, apresentando as novidades no mercado de rochas ornamentais, com destaque para os equipamentos e máquinas de última geração, insumos e pedras.

Ainda segundo a assessoria de imprensa da feira, outras 20 empresas estreantes estarão presentes no evento. Números apontam que, dos expositores da feira, 66% são voltados para máquinas, equipamentos e insumos do setor e 34% para rochas ornamentais. Com esse foco, a Cachoeiro Stone Fair atrai um amplo número de marmoristas de todo o Brasil, atrás de novidades tecnológicas do segmento.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, as expectativas são as melhores possíveis. “As informações que temos são animadoras. Vai aumentar o número de expositores, bem como a área expositiva. A cada ano o evento está melhor, com o empenho dos empresários e da organização”, comentou Ricardo.
Além disso, ele se lembra da primeira feira que participou como secretário, em 2009. “Quando assumimos a secretaria naquele ano, tivemos que ir de porta em porta dos empresários, incentivando-os a participar do evento. Era um momento de crise econômica muito forte. Mas com o emprenho dos organizadores e da categoria a feira está novamente consolidada”, acrescentou o secretário.
 “Como os demais países estão em crise econômica e o Brasil na contramão dessa realidade, o foco da feira acaba se desenhando dessa forma. Existe a presença muito forte de oferta de máquinas, equipamentos e insumos do setor, já que Cachoeiro é grande produtor. Acredito que essa edição será melhor que a anterior”, disse.
Várias ações estão sendo desenvolvidas para atrair visitantes de todo o país e, assim, confirmar por mais um ano a importância da Cachoeiro Stone Fair 2012 para a liderança do Espírito Santo no setor de rochas ornamentais, fazendo com que a cidade seja a polarizadora do desenvolvimento da Região Sul.
O tradicional Boi no Rolete, evento que completa 17 anos, está confirmado. A intenção é reunir empresários do segmento em um ambiente agradável com intuito de estreitar os laços.
Promovida pelo Sindirochas e pelo Cetemag, a Cachoeiro Stone Fair 2012 é realizada pela Milanez & Milaneze. O evento acontece entre os dias 28 e 31 de agosto de 2012, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

3 maneiras fáceis de deixar seus funcionários felizes


Extraído do site Exame.com
Sem aumento | 19/07/2012 10:47  -  Tatiana Vaz,
São Paulo - A maioria dos gestores sabe que, se seus funcionários estão felizes, eles também são mais produtivos. O desafio é como fazê-los felizes mesmo em cenários em que palavras como promoções e aumentos são abolidas temporariamente do dicionário da empresa.
De que maneira realista, então, é possível ter uma equipe formada por pessoas otimistas e contentes com o que fazem? Fátima Motta, professora doutora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, explica como chegar lá por meio de 3 caminhos bem simples:
Foque menos nos resultados e mais nas pessoas
Por falta de tempo, e algumas vezes de amadurecimento para gerir pessoas, é comum que os líderes de equipes deixem de lado seus funcionários e passem a controlar apenas os números, métricas e resultados. Um investimento que pode trazer retornos rápidos, mas nem um pouco sustentáveis a longo prazo.
“É preciso que os gestores entendam que conhecer suas habilidades, bem como as dos membros de sua equipe, é o maior investimento que ele pode fazer para conseguir os resultados exigidos pela empresa e para ele se desenvolver como líder”, diz Fátima.
Saiba onde eles querem chegar e diga como
Sem conhecer sua equipe, grande parte dos gestores peca em não alinhar as expectativas da empresa com a de seus funcionários. Mas como cada profissional do time tem um sonho, um objetivo profissional, é preciso que os gestores conheçam bem essas pessoas para saber como ajudá-las a chegar onde elas querem e, assim, cumprir sua missão de desenvolvê-las, com base no desempenho e nas metas individuais delas.
“O gestor precisa mostrar a ela quais competências ela precisa desenvolver, no que ela precisa melhorar e onde já avançou para chegar a esse objetivo”, afirma a professora. “Sabendo que há um caminho claro para crescer na empresa, o funcionário se sente motivado a perseguir seus sonhos, fazer o seu melhor”, diz ela. Essa troca só faz sentido se a empresa ou a área tiver regras claras e justas de desempenho e também se houver espaço para que os funcionários falem abertamente sobre o assunto.
Incentive o cooperativismo
Muitas empresas preferem avaliar os funcionários por meio de metas individuais, sem pensar no risco de instaurar um clima de guerra interna. “Os objetivos individuais não motivam o trabalho em grupo”, diz Fátima.
O ideal, segundo ela, é que o gestor estabeleça objetivos mistos para fazer com que a equipe entenda que é preciso ter a colaboração de todos para chegar às metas. Assim, em vez de favorecer apenas os que cumprem o estabelecido custe o que custar, o líder consegue avaliar também os que cumprem seus objetivos, sem deixar de ajudar os demais colegas a atingirem os resultados – que, afinal, é da área como um todo.
“Quando a pessoa faz parte de uma equipe mais agradável, mais leve e unida, é fato que as pessoas se comprometem mais e também se sentem mais felizes. Excesso de medo só atrapalha o profissional e, por consequência, o gestor e a empresa”, afirma a professora. 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

6 problemas entre sócios que podem atrapalhar um negócio


Extraído do site Exame.com
Pequenas empresas | 19/07/2012 06:00  -  Camila Lam,
 São Paulo – A falta de empenho de um sócio ou a falta de comunicação entre sócios são problemas comuns quando uma pequena ou média empresa tem mais de um dono. Paulo Melchor, consultor jurídico do Sebrae-SP, diz que a maioria dos empresários começa uma sociedade entusiasmada, mas a escolha da parceria tem que ser feita com cuidado. “A convivência é muito grande e é preciso que eles entendam que passarão por dificuldades”, afirma.
Segundo Antônio Lage Terassovich, professor da FIA, o principal problema é quando a escolha do parceiro de negócio acontece por causa de uma amizade ou porque o outro é membro da família. “Alguns se arrependem porque depois percebem que o amigo não tem a atitude necessária para tocar o negócio”, conta. Ele recomenda que um sócio deve ser escolhido pelas competências que o empreendedor não tem.
Na prática, quando as discussões se tornam constantes, o negócio passa a ficar no segundo plano. “Algumas sociedades permanecem, mas já não existe paixão nenhuma pelo empreendimento. É como quando o casamento acaba, mas o casal fica pelos filhos”, explica Rubens Vinha Junior, professor de gestão de riscos da pós-graduação da FAAP.
Com a ajuda de especialistas Exame.com listou os principais problemas entre sócios que podem acabar com uma empresa.
1. Ausência de comunicação
Antes de ser tomada, qualquer decisão tem que ser analisada por todos os envolvidos no negócio, não é recomendável agir precipitadamente. “Às vezes, por confiar e achar que conhece bastante o outro, um sócio decide primeiro e deixa para falar depois”, explica Junior.
Neste caso, para evitar conflitos o diálogo constante é essencial. “Se você não escuta o seu sócio, a relação passa por questões de controle de poder. Tem que ter respeito e amizade”, afirma Terassovich.
2. Visão de negócios diferente 
Para que uma sociedade seja bem resolvida é preciso que exista um alinhamento desde o começo. Segundo Terassovich, quando os empreendedores começam um negócio com visões diferentes como em relação a divisão de lucro, dos critérios que envolvem a empresa, até uma amizade pode chegar ao fim. “É fundamental que os sócios tenham a mesma visão: queremos lucro ou longevidade?”, diz.
E, quando há uma disparidade econômica entre os sócios, decisões que envolvem investimento financeiro, por exemplo, também podem resultar em discussões. “Quando uma quantia para uma parte é um mero investimento e para a outra é metade de seu patrimônio pessoal, isso pode acabar desmontando uma sociedade”, explica Junior.
3. Excesso de desconfiança
Para que o desgaste por conta do negócio seja evitado, é preciso persistência e confiança. Dificuldades financeiras acontecem, pois o retorno do negócio, em determinadas situações não chega no tempo planejado. “Um ficará cuidando da parte financeira mais que o outro, e é preciso ficar confortável com isso”, explica Junior.
Ao se deparar com problemas na empresa, reflita antes de acusar o sócio. “Não ataque a pessoa e sim o problema”, diz Terassovich.
4. Falta de engajamento
Se um sócio está na zona de conforto e não se esforça para que a empresa cresça, o outro pode se sentir sobrecarregado e desmotivado. “Se não tem empenho dos sócios, a empresa perde espaço no mercado e acaba entrando na rotina”, diz Junior.
Uma empresa precisa ser movida por paixão, se um gosta é do dinheiro do empreendimento, as chances dos envolvidos brigarem aumentam.
5. Cobrança excessiva
A dedicação ao negócio tem que ser igual. Quando uma parte sente que está dedicando mais que a outra, a cobrança não é uma solução. “Como os sócios são os donos do negócio e não há chefe para resolver a questão, às vezes é preciso do auxilio de uma terceira pessoa”, recomenda Terassovich.
Para ele, é preciso encarar o seu parceiro de negócio como um patrão e ao mesmo tempo como funcionário. É recomendável que a cobrança seja equilibrada, para que um não fique rotulado como “mandão” resultando em uma situação de conflito na empresa.
6. Não preparar um contrato
Um bom contrato prevê o que acontecerá com as partes caso a sociedade seja desfeita. Além de evitar discussões de quem adquiriu os equipamentos e quais bens ficarão com quem, por exemplo, o documento é uma proteção para as partes envolvidas e para a empresa. De acordo com Junior, essa atitude pode evitar uma briga judicial posterior.