Sindirochas explicou que número foi abaixo do esperado para o ramo. Empresários estão otimistas e apostam em novos investimentos para 2015.
Atualizado em 13/01/2015 15h27 - Viviane Machado e Cláudia Bonutti - Do G1 ES e da TV Gazeta
Atualizado em 13/01/2015 15h27 - Viviane Machado e Cláudia Bonutti - Do G1 ES e da TV Gazeta
O setor de mármore e granito do Espírito Santo fechou o ano de 2014 com queda nas exportações, de acordo com o Sindicato das Empresas de Rochas Ornamentais do estado (Sindirochas-ES). Embora o número não tenha agradado os empresários do ramo, cerca de 79,75% das exportações de rochas ornamentais do país saíram do Espírito Santo, que concentra o maior polo de beneficiamento de rochas ornamentais da América Latina. Mesmo assim, os empresários estão otimistas e apostam em novos investimentos para 2015.
O presidente do Sindirochas-ES, Samuel Mendonça, explicou que o balanço não foi positivo no ano de 2014. As exportações brasileiras de rochas ornamentais caíram 1,98% em relação ao ano anterior, quando o setor fechou com alta de 27%. "Apesar do mercado americano ter crescido bem, mas o mercado mundial não foi assim. A China diminuiu as compras também e teve relação com as nossas importações, que desde que a China praticamente zerou as suas compras. Novembro e dezembro praticamente não comprou nada. Isso também fez com que as nossas exportações caíssem", disse.
Ainda segundo Mendonça, o resultado já era esperado para o setor. "A gente até contava que 2014 não seria com as mesmas condições que cresceu em 2013. Em 2013 foi até fora do padrão, mas que crescesse pelo menos metade, a gente já estava satisfeito", completou.
A maior parte das empresas capixabas fica na região Sul do Espírito Santo. A gerente de marketing Mariana Sandrini trabalha em uma empresa de Cachoeiro de Itapemirim, que está há 35 anos no mercado. Ela contou que sentiu a queda nas vendas. "Tivemos uma feira em Vitória no início do ano muito boa, porém com o decorrer do ano a gente viu que teve uma queda com relação a 2013 e fechamos 2014 com uma queda de 10% em relação a 2013, nas exportações", explicou.
Mariana disse ainda que, embora tenham sofrido com as quedas nas vendas, a meta é crescer em 2015. "A empresa investiu em maquinário, investiu em novas pedreiras, em lançamentos, produtos exclusivos, para atender a uma demanda maior, novos mercados. A empresa tende a crescer em torno dos investimentos tanto no mercado interno, quanto no mercado externo, 45% em 2015", disse.
Mercado de rochas ornamentais
De acordo com o Sindirochas-ES, o Brasil é o oitavo país do mundo em exportação de blocos e o quinto maior exportador de rochas ornamentais acabadas. São mais de 1,2 mil variedades de rochas encontradas em solo brasileiros e exploradas por mais de 12 mil empresas.
Setor de mármore e granito fecha 2014 em queda, no ES
Clique aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário