sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cachoeiro recebe a Feira Internacional do Mármore e Granito, no ES

Vídeos extraídos do G1/ES

VEJAM OS VÍDEOS:

9 - http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-1edicao/t/sul-do-espirito-santo/v/feira-de-marmore-e-granito-atrai-empresarios-do-ramo-no-sul-do-es/3595987/


8  -  http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-1edicao/t/sul-do-espirito-santo/v/artista-cubano-se-destaca-ao-fazer-esculturas-de-marmore-no-sul-do-es/3595950/


7  -  http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-2edicao/t/sul-do-espirito-santo/v/empresarios-visitam-empresas-que-produzem-pedras-ornamentais-no-sul-do-es/3594051/


6 - http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-2edicao/t/edicoes/v/movimentos-aumenta-em-restaurantes-de-cachoeiro-no-sul-do-es-durante-feira-do-marmore/3591708/


5 - http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-1edicao/t/sul-do-espirito-santo/v/feira-de-marmore-e-granito-acontece-em-cachoeiro-es/3592936/


4 - http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-2edicao/t/sul-do-espirito-santo/v/hoteis-de-cachoeiro-tem-grande-lotacao-durante-feira-de-marmore-e-granito-no-sul-do-es/3589504/


3 - http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/bom-dia-es/t/edicoes/v/cachoeiro-recebe-a-feira-internacional-do-marmore-e-granito-no-es/3587716/


2 - http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-1edicao/t/sul-do-espirito-santo/v/cachoeiro-recebe-a-feira-internacional-do-marmore-e-granito-no-es/3586075/ 


1 -http://globotv.globo.com/tv-gazeta-es/estv-2a-edicao/v/feira-do-marmore-e-granito-movimenta-setores-da-construcao-em-cachoeiro-no-es/3574582/


Cachoeiro Stone Fair 2014

Abaixo, matérias extraídas do site da Milanez & Milaneze

Rochas ornamentais expostas na Cachoeiro Stone Fair estarão na Vila das Olimpíadas 2016

Publicada em 28/08/2014 - 18:20 

Mármores e granitos capixabas estão presentes em um dos maiores empreendimentos imobiliários em execução das Américas - o Ilha Pura, um condomínio residencial na Barra da Tijuca, que servirá como a Vila Olímpica e abrigará os milhares de atletas que estarão no Rio de Janeiro em 2016. 
As empresas Gramil, Rangel e Cajugram, que participam da Cachoeiro Stone Fair fornecem materiais para as construtoras Carvalho Hosken e Odebrecht, responsáveis pela obra, entre eles o Mármore Branco, o Preto São Gabriel, o Branco Siena e vários outros. 
E apenas materiais acabados, já cortados e prontos para utilização como bancadas de cozinha, lavatórios, beirais, peitoris e vários outros. Renato Rangel Filho, comenta que até revestimento de piscina está sendo fornecido pela empresa. 
Para ter uma ideia do nível de exigência para participar do mega empreendimento, o Ilha Pura Vila dos Atletas, um bairro planejado com 31 Edifícios divididos em 7 Condomínios independentes em uma área equivalente à Península da Barra da Tijuca com total infraestrutura e paisagismo assinado pelo escritório Burle Marx. 
O representante comercial da Gramil, Luiz Alberto Silva, explica que essa é uma obra muito importante em um período em que o mercado está se aquecendo depois de muitas obras para a Copa. As três empresas também participam de outro projeto no Rio de Janeiro - a revitalização da Praça Mauá e da área portuária do Rio de Janeiro onde está sendo construído o Museu do Amanhã. "O Rio de Janeiro é um grande canteiro de obras e tem sido muito importante para aquecer o mercado interno", comenta Gustavo Santos, gerente comercial da Cajugram. 


Grupos de empresários reunidos pelos Sebrae do Rio de Janeiro e Mato Grasso visitam a Cachoeiro Stone Fair

Publicada em 28/08/2014 - 18:26 

Empresários das missões empresariais do Sebrae vão voltar aos seus Estados com bons negócios na bagagem. O grupo de Mato Grasso participa da Cachoeiro Stone Fair pela terceira vez consecutiva e já chegou ao evento com a agenda repleta de compromissos que inclui além da feira, visitas às empresas e pedreiras durante a manhã.
O gestor de projetos do Sebrae-MT, Ari Vasconcelos Jr. explica que a participação nas feiras é um importante recurso de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas. “A Cachoeiro Stone Fair, que já acompanhamos há bastante tempo tem os dois fatores que os empresários do setor de rochas ornamentais de Mato Grosso mais procuram que é a matéria-prima e os equipamentos de produção”, comenta o gestor.

Participaram do grupo 17 pessoas de 11 empresas dos municípios de Cuiabá, Alta Floresta, Lucas do Rio verde, Várzea Grande Mutum, entre outros. Luana Duarte, represente do Sebrae que acompanhou o grupo comenta que o Mato Grasso tem uma produção muito pequena de mármores e granitos por isso a maior parte do material processado nas marmorarias de lá é comprada no Espírito Santo. 
“Para os empresários que vieram a feira os contatos realizados na feira vão render negócios durante todo o ano, inclusive no que se refere às tecnologias expostas no evento”, avalia Luana.
O interesse na tecnologias das máquinas e equipamentos expostos na feira trouxe uma caravana do Sebrae do Rio de Janeiro à Cachoeiro Stone Fair. Empresários de Santo Antônio de Pádua e municípios vizinhos vieram ao evento em busca de inovação para o setor de rochas ornamentais.

A região noroeste do Rio de Janeiro é grande produtora de dois tipos de rochas: a pedra miracema (também chamada de paduana) e a pedra madeira, muito aplicadas em acabamento externo. O gestor do Sebrae RJ, José Maurício Apolônio, explica que a região envolve 13 municípios, mas com foco é Santo Antônio de Pádua onde se concentram quase 300 empresas de extração de gnaisses.
“Todos os anos os empresários de Pádua vêm às feiras de Cachoeiro e de Vitória, mas individualmente. Nós resolvemos então agregar um grupo para ter uma aproveitamento maior não só na feira como fazer visitas direcionadas e nesse primeiro grupo reunimos 22 empresários”, informa José Maurício. 


Cachoeiro Stone Fair impulsiona turismo de negócios e representantes do setor se reúnem no evento

Publicada em 28/08/2014 - 18:30 

Cerca de 80% dos visitantes das Cachoeiro Stone Fair retornam ao Sul do Espírito Santo para consolidar contratos iniciados durante o evento. A estimativa do percentual é do secretário de Desenvolvimento Econômico de Cacheiro do Itapemirim, Ricardo Coelho, que informa que o turismo de negócios tem crescido no município graças ao setor e à feira.
Esse foi um dos motivos para a Cachoeiro Stone Fair ter sido escolhida para sediar a 45ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo – Contures, que aconteceu nesta terça-feira, com a presença de Representantes das diversas regiões turísticas do Estado, dos segmentos hotelaria, eventos, do Sebrae e outros.
Na reunião do Contures foi realizada uma palestra “Investimentos e Oportunidades no ES”, ministrada pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento do ES, Nery Vicente Milani De Rossi, que falou das grandes expectativas de crescimento para o Estado a partir de obras de infraestrutura em andamento como os aeroportos de Linhares, Colatina, Cachoeiro e São Mateus e as obras em execução ou projeto de 11 terminais portuários.
A secretaria Estadual de Turismo, Diomedes Maria Caliman Berger, afirmou que o turismo de negócios é uma vocação do Estado, com destaque para o impulsionado pelo setor de rochas ornamentais e seus dois grandes eventos que movimentam milhares de visitantes e apresentam o Estado para todo o Brasil e para o Exterior.
“Essa é uma importante segmentação turísticas principalmente quando temos uma atividade econômica forte e um setor sempre em desenvolvimento como o de mármore e granito”, avaliou Diomedes.
A secretária acrescentou que o Governo do Estado desenvolveu um plano de promoção e marketing em que serão trabalhadas várias ações voltadas ao turismo de negócios.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cachoeiro de Itapemirim realiza Feira de Mármore e Granito

Abaixo, matéria extraída do site do DNPM
27/08/2014 - 16:03

Está sendo realizada, de 26 a 29 de agosto, a 38ª Feira Internacional do Mármore e Granito – Cachoeiro Stone Fair, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Uma realização do Sindirochas e Cetemag. 
O Brasil, que tem se revelado menos afetado pela crise financeira mundial, não poderia deixar de ser o melhor cenário para isso. É mais precisamente o Espírito Santo, em que os principais atores do segmento de rochas ornamentais se reúnem nesta feira que é uma das mais importantes do mundo.
O ouvidor do DNPM, Paulo Ribeiro de Santana, representou o Dretor-Geral na solenidade de abertura da Feira, acompanhado do Superintendente do DNPM no Espírito Santo, Renato Mota.
A Exposição contou com 220 estandes, sendo 201 nacionais e 19 estrangeiros (principalmente da Argentina, China, Itália e Estados Unidos), recebeu uma visitação média 25.000 pessoas de 25 diferentes Estados da Federação. Visitantes por países, principalmente vindos da África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Bulgária, Canada, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Marrocos, México, Noruega, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Taiwan, Turquia, Uruguai e Venezuela.
O setor de rochas ornamentais exportou, no primeiro semestre de 2014, US$ 630 milhões, a estimativa é que feche o ano com exportações em torno de US$ 1,3 bilhão, com capacidade plena de 120 mil empregos diretos em todo o segmento e 360 mil indiretos, esses números caracterizam bastante a força do segmento de rochas ornamentais. 

DNPM - Assessoria de Comunicação Social

Dos clássicos aos exóticos os mármores são tendência

Abaixo, matéria extraída do site da Milanez & Milaneze

Publicada em 27/08/2014 - 11:36

Mármores exóticos expostos na Cachoeiro Stone Fair mostram que o mercado brasileiro de rochas de ornamentais continua inovando. Esses materiais que estão chamando atenção pela beleza e raridade até bem pouco tempo eram dinamitados e viram pó industrial.
No stand da Rangel, dois tipos de mármores exóticos encontrados recente estão expostos. Renato Rangel explica que é muito raro achar esse tipo de material com diferentes tonalidades.
“Como sempre conseguíamos muito pouca quantidade do material que por isso era descartado, mas agora tem tido grande aproveitamento decorativo por serem chapas com desenhos únicos”, avalia o empresário.
E se os granitos exóticos encantam arquitetos, decoradores e designers pela exclusividade, os mármores com movimentações são muito mais raros e, de acordo com Renato Rangel, podem acontecer apenas em um veio de uma pedreira, enquanto alguns granitos chegam a 100 ou 200 metros de um tipo, o que já é bem pouco.
Outra empresa que exibe um exemplar de mármore exótico na feira é a Mineração Capixaba. O representante financeiro da empresa, Jorge de Backer, explica que os mármores exóticos são muito caros, mas muitos arquitetos estão utilizando em detalhes de projetos.
“É difícil acreditar que até uns dois ou três anos atrás, esses materiais eram dinamitados porque não serviam para nada”, lembra Jorge.
Muita demanda também para clássicos, os tipos bem brancos e regulares que são a opção para os ambientes mais “cleans”. Apaixonados pelos coloridos granitos exóticos brasileiros, os americanos também estão aderindo a algumas tendências das cores mais claras, inclusive em suas cozinhas e ilhas com bancadas, onde é grande o consumo dos materiais brasileiros.

Mineração aumenta IDH de Cachoeiro

Abaixo, matéria extraída do site Aqui ES

27.08.2014 - Redação

Municípios com atividades de mineração apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maior do que a média de seus Estados. E Cachoeiro de Itapemirim segue essa tendência, conforme nova pesquisa publicada em julho.
Dados coletados por dois pesquisadores cachoeirenses, a partir de pesquisa do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) de 2012, apontam que o Espírito Santo tem média de IDH de 0,767, enquanto Cachoeiro apresenta índice de 0,770.
O mesmo ocorre em cidades como Nova Lana (MG) que tem IDH acima da média do seu Estado (0,821 e 0,766, respectivamente) e Presidente Figueiredo (AM), que tem IDH de 0,742 e seu Estado, 0,713.

Além disso, um levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 2010, corrobora as informações da pesquisa, apontando Cachoeiro com o maior IDH do sul do Espírito Santo (0,746), acima de cidades como Anchieta (0,730) e Castelo (0,726).

Contribuições

O estudo, feito pelos professores do curso de Direito do Centro Universitário São Camilo André Araujo e Tauã Verdan, avalia a contribuição da mineração para o desenvolvimento social e os impactos ambientais causados pela atividade.
André Araujo, que também é advogado, destaca que a mineração ajuda a aumentar a renda per capta e a reter as pessoas nos locais onde a atividade se aplica, trazendo desenvolvimento para as comunidades. Mas defende que as empresas devem compensar o impacto causado pela atividade.
“As maiores empresas são também aquelas com maiores áreas de preservação. Tendo responsabilidade e respeito à legislação, a mineração contribui muito para a melhoria socioambiental”, afirma Araujo.

Livro

O estudo “O Direito Minerário como potencialização da dignidade da pessoa humana”, de André Araujo e Tauã Verdan, consta em um compêndio de textos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente e Direito Minerário publicado, em julho, em uma plataforma online. A publicação está disponível em: http://bit.ly/WOTGi3 .

Grupo de estudos

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente e Direito Minerário reúne alunos e professores do curso de Direito do Centro Universitário São Camilo. As pesquisas do grupo têm sido apresentadas em diversos eventos científicos.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Crédito de até R$ 15 Milhões

Abaixo, matéria extraído do site Aqui ES
27.08.2014 - Redação

Empresas do setor de rochas e de equipamentos têm oferta de crédito de até R$ 15 milhões, disponibilizados pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), durante a 38ª Edição da Cachoeiro Stone Fair, Feira Internacional do Mármore e do Granito, que começou ontem e vai até a próxima sexta-feira.
Entre as soluções de crédito que o banco oferece em um estande de atendimento na Feira, as empresas podem contar com financiamento para produtos e serviços inovadores. Há ainda crédito para implantação, expansão, modernização e desenvolvimento tecnológico das empresas, incluindo a aquisição de equipamentos importados. Para aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, oferece recursos do BNDES (Finame e PSI), entre outros.


Para outros limites de crédito, o empreendedor também pode contar com recursos da Finep/Inovacred. Essa solução disponibiliza R$ 2 milhões para investimento com taxa de juros de 5% ao ano e prazo de 96 meses. Este financiamento pode ser aplicado a projetos de inovação como introdução de novos produtos no setor bem como o aperfeiçoamento dos já existentes, visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional e nacional.
Nos últimos dois anos, o crédito disponível pelo Bandes ajudou injetar R$ 12 milhões no setor de rochas, atendendo desde micro e pequenas até empresas de grande porte que atuam em todas as etapas da cadeia de produção e de serviços. O crédito obtido poderá ser utilizado na importação e financiamento de máquinas, aquisição de insumos ou na ampliação e modernização das instalações produtivas, incluindo sistemas de proteção ambiental.
Com a concessão desse crédito de caráter produtivo, o banco contribui para o crescimento da produção e aumento da competitividade das empresas que atuam no segmento, sobretudo no Sul do Estado, onde a exploração de mármore e granito é muito forte na economia. “O Bandes apoia o setor de rochas há anos, e continuamos ao lado das empresas do setor que buscam modernização e expansão”, destaca o diretor de Crédito e Fomento da instituição, Carlos Magno Rocha de Barros.

Cachoeiro Stone Fair começa nesta terça-feira e deve reunir mais de 25 mil visitantes

Abaixo, matéria extraída do site Folha Vitória

Os estandes estão distribuídos em um espaço de 32 mil metros quadrados, e a expectativa é de que cerca de 25 mil visitantes, entre estrangeiros e brasileiros, participem da Feira
Atualizado em 26/08/2014 às 11h22 - Redação Folha Vitória


Mais de 220 expositores do setor de rochas ornamentais participarão do evento
Foto: Divulgação

A 38ª edição da Cachoeiro Stone Fair, um dos maiores internacionais do setor de rochas ornamentais realizados no Estado, começa nesta terça-feira (26), em Cachoeiro de Itapemirim. A abertura oficial está marcada para as 17h, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto. O evento é voltado para empresários e profissionais do setor e segue até a sexta-feira (29).
Durante esses quatro dias, o público de mais de 600 cidades, de todos os estados brasileiros, poderá conferir de perto as novidades apresentadas pelos 220 expositores de rochas ornamentais, máquinas, equipamentos e insumos. Os estandes estão distribuídos em um espaço de 32 mil metros quadrados, e a expectativa é de que cerca de 25 mil visitantes, entre estrangeiros e brasileiros, participem da Feira.
O mercado internacional participa, este ano, com 30 empresas representantes, de países como Argentina, Nova Zelândia, China, França, Espanha e Itália. “Sabemos que a região sul do Espírito Santo é muito procurada para compra de matéria-prima, pedras, insumos e máquinas. E com isso, a Cachoeiro Stone Fair se torna o acontecimento que nos permite estar com muitas empresas de uma só vez”, diz o representante da francesa Thibaut, Yann Salaun.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Ricardo Coelho, além do impacto direto para o setor de rochas ornamentais, a Feira alcança, pelo menos, outros 52 segmentos. A estimativa é de que a receita extra-muros da Stone Fair chegue a algo em torno de R$10 milhões, empregados em montagem e desmontagem da Feira, hospedagem, alimentação, aluguel de veículos, táxis, entretenimento, logística geral (material e pessoal).
“Sem dúvidas se trata do principal evento econômico da região, com impacto em toda a cadeia produtiva de rochas (máquinas, insumos e rocha) e por ser hoje uma feira focada no mercado interno atrai compradores de todo o Brasil. Todo o trade turístico espera ávido por este período, e é o momento para fidelizar este visitante para que ele retorne”, afirmou o secretário.

Máquinas e equipamentos em destaque

Reflexo da posição assumida pela cidade de Cachoeiro de Itapemirim, como maior polo brasileiro de fabricante de máquinas e equipamentos para o setor, este ano 70% dos espaços serão destinados empresas deste setor, e 30% para pedras. “Esta é uma lógica que vem a confirmar Cachoeiro como importante polo processador de pedras”, informou Cecília Milaneze, representante da organizadora do evento, Milanez & Milaneze.
De acordo com o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), são mais de mil empresas voltadas para a extração, beneficiamento e comercialização de rochas na região Sul do Estado. Tais números, além de conferirem ao Estado o terceiro lugar em exportação do mineral do país, favorecem o fortalecimento do setor de máquinas e equipamentos. “Essa área sempre foi muito forte e vem crescendo alavancada pelas rochas na região”, afirmou Samuel Mendonça, presidente do Sindicato.

Crédito

Empresas do setor de rochas e de equipamentos terão oferta de crédito de até R$ 15 milhões, disponibilizados pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), durante a feira. Entre as soluções de crédito que o banco oferece, as empresas podem contar com financiamento para produtos e serviços inovadores. Há ainda crédito para implantação, expansão, modernização e desenvolvimento tecnológico das empresas, incluindo a aquisição de equipamentos importados. Para aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, oferece recursos do BNDES (Finame e PSI), entre outros.
Para outros limites de crédito, o empreendedor também pode contar com recursos da Finep/Inovacred. Essa solução disponibiliza R$ 2 milhões para investimento com taxa de juros de 5% ao ano e prazo de 96 meses. Este financiamento pode ser aplicado a projetos de inovação como introdução de novos produtos no setor bem como o aperfeiçoamento dos já existentes, visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional e nacional.

Serviço:
Data: 26 a 29/08
Horário: 13h às 20h
Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa
Endereço: Rod.Cachoeiro x Muqui, Km 01 - Cachoeiro de Itapemirim
Inscrições: www.cachoeirostonefair.com.br

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Centro de Tecnologia Mineral inaugura núcleo de pesquisa no Espírito Santo

Abaixo, matéria extraída do site Portal Brasil

Implantação de novo centro de estudos visa ampliar a competitividade do setor de rochas ornamentais brasileiro
por Portal Brasi - lPublicado: 21/08/2014 16:40

Na próxima terça-feira (26), o Centro de Tecnologia Mineral vai inaugurar na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES) o Núcleo Regional do Espírito Santo (NRES). A iniciativa pretende ampliar a competitividade do setor de rochas ornamentais.
O núcleo vai desenvolver pesquisas tecnológicas e oferecer serviços técnicos de interesse da área mineral, com ênfase no setor brasileiro de rochas ornamentais, principalmente para o Espírito Santo , que é considerado como o estado brasileiro líder em exportação desses minerais. 
Com uma área de 1.500 m2, construída em terreno cedido pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, o Núcleo do Cetem conta com vários laboratórios, usina-piloto, auditório e biblioteca. Trinta colaboradores, entre servidores, terceirizados e bolsistas vão integrar a equipe que desenvolverá as atividades na nova unidade. 
A atividade de rochas minerias responde pelo quarto lugar no ranking das exportações minerais do País, com embarques de mais de US$ 1 bilhão ao ano. As exportações de rochas ornamentais (brutas e processadas) representam, segundo dados de 2013, 0,54% do total das exportações brasileiras e 2,3% do total das exportações do setor mineral. 

Linhas de pesquisa
O NRES desenvolverá diversas linhas de pesquisa para rochas ornamentais, mas terá como linha de frente as melhorias tecnológicas nos processos de lavra e beneficiamento; aproveitamento de resíduos e pesquisas tecnológicas das rochas ornamentais. O núcleo também estará habilitado a prestar serviços em estudos específicos e caracterização tecnológica de rochas e minérios, bem como a classificação de resíduos. No setor de rochas ornamentais, o Cetem realiza parcerias com universidades (nacionais e internacionais) e com instituições atuantes no setor. 

Fonte:
Ministério de Minas e Energia

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Prefeitura fala sobre a próxima edição do Giro Gastronômico de Cachoeiro, ES

Abaixo vídeo extraído do site G1/ES

Feira do mármore e granito começa a aquecer a economia Cachoeirense

Abaixo, matéria extraída do site Folha ES
A estimativa é de que este ano sejam feitas, pelo menos, 2.500 contratações.
Preciliana Frasgra - 12/08/2014 11h48

Faltam cerca de 15 dias para o início da 38ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito– Cachoeiro Stone Fair, e o mercado já se enche de expectativa com a geração de empregos temporários e aquecimento da economia local. A estimativa é de que este ano sejam feitas, pelo menos, 2.500 contratações.
Para preparar os 32 mil metros quadrados de área expositiva, muita mão-de-obra acaba sendo empregada na montagem e desmontagem dos cerca de 220 estandes. Um grande número de pessoas trabalha semanas antes e na semana seguinte à realização da Feira. “É um momento em que muita gente acaba sendo empregada nessas funções”, disse Ilson Milaneze, diretor da empresa organizadora do evento – Milanez & Milaneze.
E o fomento na economia não para por aí. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim, Ricardo Coelho, a Feira impacta também em, pelo menos, outros 52 segmentos. Ele estima que a receita extra-muros da Cachoeiro Stone Fair pode chegar a algo em torno de R$10 milhões que - além dos setores citados acima – seriam empregados em hospedagem, alimentação, aluguel de veículos, táxis, entretenimento, logística geral (material e pessoal) e afins.
“Sem dúvidas se trata do principal evento econômico da região, com impacto em toda a cadeia produtiva de rochas (maquinas, insumos e rocha) e por ser hoje uma feira focada no mercado interno atrai compradores de todo o Brasil. Todo o trade turístico espera ávido por este período, e é o momento para fidelizar este visitante para que ele retorne”, afirmou o secretário.

Via ES

Cachoeiro Stone Fair 2014 mostra a força do mercado interno

Abaixo, matéria extraída do site da Milanez & Milaneze
Publicada em 12/08/2014 - 08:38 

Cachoeiro de Itapemirim, reconhecida mundialmente como a capital do mármore, se destaca como principal centro de extração, onde concentram-se as maiores jazidas de mármore. A cidade irá reunir as principais indústrias de máquinas, equipamentos, insumos e, ainda, as tradicionais empresas de rochas ornamentais durante a Cachoeiro Stone Fair 2014.
O evento, realizado no principal polo de beneficiamento do segmento no Brasil, tem como tradição atrair um grande número de marmoristas, distribuidores e demandadores da construção civil, além daqueles interessados em bens de capital. Eles vêm em busca principalmente das novidades para serem aplicadas no mercado interno.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo - Sindirochas, Samuel Mendonça, ressaltou que as expectativas de bons negócios na feira são positivas. Ele considera que o evento é uma injeção de ânimo para os empresários. “É sempre uma boa oportunidade, porque empolga e motiva o setor. Sabemos que vamos enfrentar altos e baixos, por isso a Feira é sempre uma ajuda muito bem-vinda”, disse.
A força do setor de rochas ornamentais no Brasil pode ser demonstrada por números: são mais de 12 mil empresas instaladas no território nacional, que movimentam por ano um montante de 2,2 bilhões de dólares. A feira é realizada no Espírito Santo, maior estado produtor e exportador de mármore e granito do Brasil, detendo o maior parque de beneficiamento e o maior polo produtor de bens de capital para o segmento.
“Inserida no calendário nacional, a feira acompanha o ritmo do setor e as empresas aproveitam a oportunidade para fechar novos negócios, visto que o evento atrai um público qualificado e de alto poder de decisão, fortalecendo o mercado e até mesmo desenvolvendo a cidade”, disse Cecília Milanez, da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento.
Com expectativas de reunir cerca de 220 expositores e atrair um público de 25 mil visitantes, a Cachoeiro Stone Fair 2014 será realizada entre os dias 26 e 29 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, e é promovida pelo Sindirochas e Cetemag, com realização da Milanez & Milaneze.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Expositores internacionais marcam presença na Cachoeiro Stone Fair

Abaixo, matéria extraída do site Folha do ES

Visando ampliar seus negócios no país, os estrangeiros são presença garantida em todas as edições.
Atualizado em 04/08/2014 16h10

A Cachoeiro Stone Fair se apresenta como um dos principais eventos do setor no país. Com a presença de um público altamente qualificado e expositores de renome, a Feira atrai compradores de todos os estados brasileiros. São pelo menos 25 mil visitantes de mais de 600 cidades, nos quatro dias do evento. Visando ampliar seus negócios no país, os estrangeiros são presença garantida em todas as edições.
Este ano, entre os 220 expositores, 30 são do exterior, de países como Argentina, Nova Zelândia, China, França, Espanha e Itália. “O setor de rochas tem conseguido destaque no cenário econômico brasileiro, e a Feira tem conseguido atrair esses expositores. Prova de que as coisas vão melhorar ainda mais com empresas produzindo e criando inovações para o segmento”, afirmou a diretora da empresa organizadora Milanez & Milaneze, Cecília Milaneze.
Com grande expectativa, os franceses da empresa Thibaut chegam para participar novamente do evento. “Sabemos que a região sul do Espírito Santo é muito procurada para compra de matéria-prima, pedras, insumos e máquinas. E com isso, a Cachoeiro Stone Fair se torna o acontecimento que nos permite estar com muitas empresas de uma só vez”, diz o representante Yann Salaun.
E não só a participação se torna importante, como também a fidelização dos clientes, segundo Salaun. “É a segunda vez que vamos mostrar nossa máquina T108S V4. É uma forma também de podermos dizer aos nossos potencias clientes que não estaremos aqui somente uma vez, que queremos realmente servir ao mercado brasileiro da mesma forma que atuamos em outros países, onde vendemos com muito rigor e qualidade”.
Com o mesmo objetivo, a italiana Pedrini também se tornou presença certa. “A Feira de Cachoeiro vai ser, como sempre, um grande evento voltado para o mercado interno e para a procura da tecnologia para que os visitantes possam automatizar suas empresas. Confirmamos presença, porque sempre acreditamos no mercado brasileiro”, afirmou o gerente de vendas, Giuseppe Vavassori.
A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze em parceria com o Sindirochas e Cetemag.

Serviço
Cachoeiro Stone Fair 2014
Data: 26 a 29 de agosto de 2014
Horário: 13 às 20 horas (acesso até às 19h)
Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa (Aeroporto)

Milanez & Milaneze

Empresas de granito do ES têm prejuízo de R$ 500 mil com roubos

Abaixo, matéria extraída do site G1/ES

Nos últimos 40 dias, pelo menos seis empresas foram vítimas de crimes. Polícia Civil investiga os casos, ocorridos no Sul do estado.
Atualizado em 05/08/2014 08h48 - Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Pelo menos seis empresas do Sul do Espírito Santo tiveram chapas de mármore e granito roubadas nos últimos quarenta dias. Segundo os empresários, o prejuízo causado no setor de rochas ornamentais por uma quadrilha especializada no roubo a chapas e outros materiais pode chegar a R$ 500 mil. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso.
No caso mais recente, em julho, criminosos roubaram cem chapas de granito em uma empresa no distrito de São Joaquim, em Cachoeiro de Itapemirim. "Quem cometeu esse crime parece que já conhecia a empresa. Entraram por trás da empresa, em um local de difícil acesso. Renderam meu funcionário, o encapuzaram e prenderam dentro do escritório e, em seguida, chegou o restante da quadrilha", disse o dono da empresa, que preferiu não se identificar.
Outro empresário, que também não quis se identificar, foi vítima da quadrilha em duas situações. "O modus operandi foi o mesmo. Eles entraram, renderam os funcionário, ficaram três horas na empresa, ainda tiveram ousadia de entrar na cozinha, fazer suco e café", relatou.
"Agora a gente está pensando em contratar outro tipo de segurança. A gente tem câmera, tem tudo, mas infelizmente não funciona. Eles viram as câmeras, danificam os equipamentos. O meu pessoal está apavorado", completou o empresário.
A empresária Cátia Sartório disse que todos estão desmotivados a seguir com a atividade. "Está todo mundo desmotivado. A sensação de impotência é muito ruim, você não sabe o que fazer", disse.
O delegado José Augusto Militão, da Delegacia Patrimonial de Cachoeiro, abriu um inquérito para investigar os crimes. Ele não deu detalhes da investigação para não atrapalhar o trabalho da polícia.

Veja o vídeo aqui:
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/08/empresas-de-granito-do-es-tem-prejuizo-de-r-500-mil-com-roubos.html


Feira de mármore e granito promete movimentar o Estado no fim do mês

Abaixo, matéria extraída do site Folha Vitória

Cachoeiro Stone Fair reunirá 220 expositores nacionais e internacionais do setor de rochas e maquinários. São esperados cerca de 25 mil visitantes
Atualizado em 04/08/2014 às 19h28 - Redação Folha Vitória
Imagem aérea da feira do ano passado
Foto: Divulgação

De 26 a 29 de agosto, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim – considerada a capital brasileira do mármore – receberá visitantes de mais de 600 locais do Brasil e do mundo para a 38ª edição da Cachoeiro Stone Fair
A feira pretende receber cerca de 25 mil visitantes. Este ano, 30 dos 220 expositores são de países como Argentina, Nova Zelândia, China, França, Espanha e Itália. 
“O setor de rochas tem conseguido destaque no cenário econômico brasileiro, e a feira tem conseguido atrair esses expositores. Prova de que as coisas vão melhorar ainda mais com empresas produzindo e criando inovações para o segmento”, afirmou uma das organizadoras do evento, Cecília Milaneze.
O setor
O Brasil possui uma imensa quantidade de riquezas minerais com grande potencial exportador no setor de rochas ornamentais. É o oitavo país em exportação de blocos e o quinto maior em rochas ornamentais acabadas.
Atualmente, o mercado de rochas no país movimenta cerca de U$ 2 bilhões por ano. São mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais encontradas em solo brasileiro e exploradas por 12 mil empresas instaladas por todo o território nacional, gerando 100 mil empregos diretos. 
Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor estão no Espírito Santo.