Abaixo, matéria extraída do site do CETEM
Publicado em Sexta, 30 Agosto 2013 09:55 - Escrito por Thatyana Freitas
O CETEM apresentou produtos inovadores e ofereceu esclarecimentos sobre trabalhos em execução pela equipe do Núcleo Regional do Espírito Santo durante a 36ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito – Cachoeiro Stone Fair. O evento, realizado em Cachoeiro de Itapemirim – ES, entre os dias 20 e 23 de agosto, atraiu um público estimado em 25 mil visitantes.
REBOLO ECOABRASIVO І
No estande institucional, o CETEM mostrou o rebolo ecoabrasivo, um produto desenvolvido e patenteado pelo pesquisador Leonardo Silveira, que poderá vir a ser uma alternativa ao processo tradicional de polimento das chapas de rochas ornamentais. O processo atualmente utilizado causa danos ao meio ambiente e à saúde do trabalhador por ser produzido à base de resina epóxi, material tóxico que contém substâncias com alto poder carcinogênico.
No novo produto, o pesquisador inovou ao fazer uso de resina à base de óleo de mamona, planta muito comum e sem valor comercial em grande parte do país. Embora o preço não seja competitivo, o novo produto tem dois pontos favoráveis: o rendimento duas vezes superior ao tradicional e o fato de não provocar danos à saúde e ao meio ambiente.
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS І
Foram apresentados ao público dois possíveis usos de resíduos de rochas ornamentais: em pavimentação asfáltica e na fabricação de polímeros. Uma maquete demonstrou a possibilidade de aproveitamento de resíduos grossos e finos da extração e beneficiamento de rochas em substituição à brita no pavimento asfáltico.
Como exemplo de que resíduos finos de pedra sabão podem ser utilizados como carga no setor polimérico, foi apresentado um protótipo de uma armação de óculos que tem em sua composição, além de polipropileno, resíduos de rochas. O produto apresenta elevada resistência à flexão, à tração e à sintempéries, além de baixa densidade, o que confere leveza ao material. Ambos os trabalhos foram desenvolvidos pelo pesquisador Roberto Carlos da Conceição Ribeiro.
ESTUDOS І
Três trabalhos também mereceram destaque: Recuperação do diamante oriundo do resíduo de teares multifio; Confecção de pérola diamantada com a utilização de resina vegetal e Determinação do coeficiente de atrito dinâmico em superfícies de rochas ornamentais brasileiras. Nesse último, a autora, Letícia Valdo, bolsista de Iniciação Científica do CETEM e aluna do Instituto Federal do Espírito Santo, foi convidada a proferir palestra sobre o assunto.
A Cachoeiro Stone Fair tem como foco a comercialização de equipamentos, produtos e serviços para atender à crescente demanda por novas tecnologias destinadas ao setor de rochas ornamentais. Empresários e profissionais de mais de 600 cidades, de todos os estados brasileiros, estiveram na feira, que reuniu 220 expositores de rochas ornamentais, máquinas, equipamentos e insumos. O público estrangeiro, de 17 países, também marcou presença, com participação expressiva da Itália, Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Espanha, Peru, Portugal, China e Índia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário