Abaixo, matéria extraída do site da Milanez & Milaneze
Publicada em 26/09/2013 - 09:24
A Vitória Stone Fair, maior feira de mármore e granito da América Latina, realizada no Estado do Espírito Santo, Brasil, ganha nova dimensão a partir da edição de 2014, que será realizada no período de 18 a 21 de fevereiro, em Vitória.
As novidades começam pelo novo posicionamento: Vitória Stone Fair-Marmomacc Latin America. Além disso, integrada à rede Marmomacc de eventos internacionais, a feira, além de ser a primeira edição feita sob nova parceria entre a Milanez & Milanez (Brasil) e o Grupo Veronafiere (Itália), vai incrementar a capacidade de negócios e investir em ações para fomento e a ampliação do uso de rochas ornamentais nos mais diversos projetos de decoração e construção civil.
O anúncio foi feito durante a abertura da Marmomacc 2013, considerada a mais importante feira do setor no mundo, em sua 48ª edição, que começou nesta quarta-feira (25) e vai até sexta-feira (28) em Verona, na Itália. O evento reúne mais de 1,4 mil expositores de 58 países, com previsão de receber mais de 56 mil visitantes de 147 países.
Para alcançar os objetivos traçados na parceria, entre outras ações, a Vitória Stone Fair-Marmomacc Latin America contará com uma forte presença de arquitetos e designers internacionais que participarão de cursos realizados pela Marmomacc Stone Academy, em parceria com o AIA (American Institute of Architets).
“A agregação da marca Marmomacc Latin America à Vitória Stone Fair vai representar o surgimento de uma feira maior e mais arrojada. Este novo capítulo de uma rica história da Vitória Stone Fair representa mais oportunidades de negócios no mercado global de rochas ornamentais”, considera Cecília Milaneze, diretora da Milanez & Milaneze.
Segundo Cecília Milaneze, “a parceria com o Grupo Veronafiere também vai incrementar os negócios de outras feiras que tradicionalmente já realizamos: a Cachoeiro Stone Fair e Mec Show, dedicada à metalmecânica, energia e automação”.
Em 2013, Vitória Stone Faircontou com uma área de exposição de 32 mil metros quadrados. Foram 420 expositores, dos quais 39% eram do exterior (Argentina, China, Estados Unidos, França, Grécia, Índia, Itália, Coréia, Líbano, Holanda, Paquistão, Palestina, Portugal, Espanha e Turquia. Dez Estados brasileiros participaram. A feira recebeu mais 24 mil visitantes, dos quais 12% vieram de 56 países estrangeiros.
Saiba mais
O Brasil
A cadeia produtiva de rochas naturais representa 8% do PIB brasileiro. São 1.400 pedreiras ativas, 12 mil empresas e mais do que 1,2 milhão de variedades de pedra e granito. O Brasil é o terceiro maior exportador de blocos de pedras ornamentais e quinto no produto acabado.
O Brasil possui a maior diversidade de rochas ornamentais no mundo e uma das maiores reservas. No continente americano, é o principal produtor e fornecedor de rochas. De janeiro a julho de 2013, o país produziu 9,5 milhões de toneladas. As exportações chegaram a 1,49 milhão de toneladas, com um crescimento de 20,05% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Existem no Brasil 1.250 teares em funcionamento, dos quais 142 multifio, uma tecnologia de ponta, cujo uso mostra o investimento do país nessa área. Até dezembro próximo, devem chegar mais 35 teares multifio, aumentando a capacidade de serrada em 35%. A maioria desses equipamentos é de fabricação italiana.
O país tem 240 politrizes instaladas, com previsão de mais 11 até dezembro 2013. Vale registrar que a maioria máquinas importadas vêm da Itália. Em 2012 e 2013, o Brasil lidera a ranking dos importadores de máquinas italianas. Os maiores compradores do país são os Estados Unidos (chapas polidas, com 78% dos negócios) e a China (blocos, com 56% das transações).
O Espírito Santo
No Brasil, o Espírito Santo é o Estado de referência para a extração de atividades de mármore e granito e processamento. Constitui 80% do mercado nacional e é responsável por 78 % das exportações. De janeiro a julho de 2013, a produção foi de 4,5 milhões de toneladas, ou 50% da produção nacional. As exportações superaram 1 milhão de toneladas, representando 78% das exportações totais. No Estado do Espírito Santo, este ano as vendas para o exterior aumentaram 25,50% com relação ao mesmo período do ano passado, movimentando cerca de 580 milhões de dólares. Dos 142 teares multifio (tecnologia de ponta) instalados no Brasil, 90 estão no Espírito Santo.