sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aeroporto de Cachoeiro vai ter capacidade para 500 mil passageiros por ano

Matéria extraída do site Aqui Notícias

O município de Cachoeiro de Itapemirim está prestes a ganhar um aeroporto regional para atender toda a Região Central Sul do Espírito Santo. No segundo semestre deste ano, a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) conclui os estudos de viabilidade técnica e o projeto executivo das obras que vão possibilitar a implantação do aeroporto regional, na cidade, com capacidade para atender a 500 mil passageiros, por ano. 
“O Aeroporto Regional de Cachoeiro de Itapemirim é um dos quatro novos aeroportos regionais que o nosso Estado vai ganhar. O Governo do Espírito Santo vai receber aproximadamente R$ 200 milhões da União para implantar esses aeródromos, nos próximos anos. E quem sai ganhando é a população capixaba, que terá mais infraestrutura aeroviária, além de mais conforto e opção nos serviços”, afirma o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno. 
A princípio, está sendo desenvolvido o estudo de viabilidade econômica do aeroporto regional de Cachoeiro de Itapemirim, junto com o projeto executivo da obra. Assim que essas etapas forem concluídas, o Estado poderá iniciar o processo de licitação da obra, após aprovação do projeto por parte do Governo Federal. 
“Tudo será feito em parceria, respeitando o que está definido no ‘Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos’, apresentado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Desse programa virão R$ 176,6 milhões para serem investidos nas obras e nos equipamentos dos aeroportos regionais de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus”, explica o secretário Damasceno. 
O financiamento do “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos” será feito pelo Banco do Brasil, que ficará responsável pela gestão dos projetos e dos investimentos nos aeroportos regionais. O objetivo principal é incentivar a aviação regional, tanto que o Governo Federal também concederá isenção de tarifas aeroportuárias para terminais do interior com movimentação inferior a 1 milhão de passageiros por ano e subsídios para rotas entre cidades pequenas e médias.

Nenhum comentário: