segunda-feira, 26 de julho de 2010

Normas ABNT – Rochas para revestimento

Extraído do site do Sindirochas

O Sindirochas comunica que a partir do dia 10/07/2010, passou a vigorar novas normas brasileiras ABNT NBR, direcionadas para o tema Rochas para Revestimento. Trata-se de um conjunto de três normas assim enumeradas:
ABNT NBR 15.844: Rochas para revestimento – Requisitos para granito. Especifica as características físicas e mecânicas requeridas para granitos destinados a revestimentos verticais e horizontais de exteriores e de interiores de construção;
ABNT NBR 15.845: Rochas para revestimento – Métodos de ensaio. Especifica métodos para análise petrográfica; determinação da densidade aparente; da porosidade aparente e da absorção de água; do coeficiente de dilatação térmica linear; das resistências ao congelamento e degelo; a compressão uniaxial; à flexão por carregamento em três pontos (módulo de ruptura) e em quatro pontos, e ao impacto de corpo duro em rochas que se destinam ao uso como materiais de revestimento de edificações, com exceção de ardósias.
ABNT NBR 15.846: Rochas para revestimento – Projeto, execução e inspeção de revestimento de fachadas de edificações com placas fixadas por insertos metálicos. Estabelece orientações para elaboração de projeto, execução e fiscalização de revestimento de fachadas com placas de rochas por meio de insertos metálicos.
É importante a publicação dessas normas que possuem caráter orientativo tanto para a indústria de rochas, quanto para o usuário, especificador e aplicador desse produto.
Cópias destas normas encontram-se a disposição para consulta na biblioteca do Sindirochas.

Nenhum comentário: