segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sede definitiva do Cetem ficará pronta ainda este ano

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim irá concluir os serviços de terraplanagem do local onde funcionará a sede do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), na localidade de Morro Grande.
Em reunião realizada nesta quinta-feira (29/01) o prefeito Carlos Casteglione assegurou a realização do serviço, que estava interrompido, desde novembro de 2008. Segundo o coordenador do Cetem, Adriano Caranassios, as obras de construção do centro devem ser finalizadas ainda este ano. O coordenador ressaltou que o projeto de construção do prédio já está definido e o edital está praticamente concluído para a publicação.
Segundo Casteglione, o Cetem será um dos grandes instrumentos para a geração de emprego e renda na região. “Por isso, a prefeitura dará todo o apoio necessário para a realização dessa obra. O Cetem, assim como o Cefetes, traz uma grande gama de conhecimentos para aqueles que desejam ingressar na área industrial”, disse.
Também participaram do encontro, os secretários municipais de Governo, Rodrigo Coelho, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência & Tecnologia e Turismo, Ricardo Coelho.
Adriano destacou que a reunião foi importante, pois o prefeito Carlos Casteglione pôde ter mais detalhes da atuação do Cetem em Cachoeiro. “Inclusive encerramos um processo de concurso, fazendo com que sete pessoas estejam definitivamente alocadas em Cachoeiro. Isso vai nos dar uma tranqüilidade para que órgão comece a ter um corpo técnico para estar à disposição do campus avançado”, revelou.
O que é o Cetem?
O Centro de Tecnologia Mineral é um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia que estuda e pesquisa os recursos minerais do país. O Cetem funciona no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo que Cachoeiro receberá o primeiro campus avançado da instituição, cuja proposta é desenvolver tecnologia e formar mão-de-obra profissional para o setor de rochas ornamentais.
As instalações provisórias do Campus Avançado do Cetem em Cachoeiro de Itapemirim (Caci) estão em funcionamento desde março de 2007 e ocupam, mediante um acordo de cessão de uso, dois laboratórios do CEFETES-UnED Cachoeiro de Itapemirim, no total de 140 m2. Estas instalações sofreram reformas e foram transformadas em laboratórios de tecnologia mineral, com foco em rochas ornamentais.
O Cetem investiu um total de R$ 120 mil na adequação destes laboratórios. Outros R$ 800 mil foram repassados pela SCUP (Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT) para a aquisição dos equipamentos que compõem os laboratórios. O terreno de 10 mil m², no qual será erguida a sede definitiva do Campus Avançado, foi doado ao Cetem pela Prefeitura de Cachoeiro.

Nenhum comentário: