sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Como ter práticas comerciais bem-sucedidas com os EUA

Extraído do site da Revista Inforochas

Aproximadamente 70% das exportações brasileiras de rochas ornamentais têm como destino os Estados Unidos. Diante desse quadro, é fundamental que as empresas busquem práticas comerciais bem-sucedidas com os americanos, evitando a possibilidade de inadimplência ou atrasos nos pagamentos.
Durante workshop promovido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), o advogado Marcus Kimminau Soares mostrou aos associados da entidade o universo das leis americanas para a formulação de contratos de compra e venda eficientes.
O evento foi realizado no dia 30 de julho, no auditório da MSC, em Vila Velha. “Se você quer atuar de forma permanente no mercado americano, tem que conhecê-lo para se posicionar melhor”, aconselhou.
Na oportunidade, o especialista mostrou algumas estratégias de negociação e modelos de acordos que devem ser utilizados, além de análise de riscos, passando pelas possibilidades de penhora e garantias e política de cobrança até a possibilidade de abertura de uma empresa no exterior.
De acordo com Soares, o primeiro passo para se obter sucesso nas relações comerciais é buscar informação de qualidade sobre o futuro cliente.
“As empresas devem aprender a analisar o risco natural de cada venda e fazer contratos mais seguros, nos quais o cliente deve provar que tem capacidade de pagamento para receber a mercadoria, política que muitos ainda têm dificuldade em aplicar”, destacou o advogado.
Garantia
Em sua apresentação, Soares ainda alertou os empresários presentes sobre o histórico de venda a prazo sem garantias e contratos fechados sem as devidas precauções, que foram os principais responsáveis pelo aumento do número de atrasos em pagamentos, casos de inadimplência e processos de falência cada vez mais freqüentes entre os compradores americanos.
“Se todos forem mais rígidos na analise de crédito e na venda e, conseqüentemente, na cobrança, o importador americano verá também que o grupo está se profissionalizando e que está acontecendo um amadurecimento do setor”, frisou. Ainda segundo Soares, caso o empresário não alcance o sucesso esperado com os americanos, a procura de novos clientes em outros países é algo a ser sempre considerado. “Além disso, em novos mercados é mais fácil começar com diferentes modalidades de venda/garantia”, ressaltou.

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