quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Motoristas têm dois meses para fazer curso de formação

Extraído do site da Revista Inforochas

Motoristas que transportam rochas ornamentais devem ficar atentos. No dia 1º de janeiro, vence o prazo para se adequar à Resolução 285, publicada em agosto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que cria novos cursos de formação para condutores, complementando as exigências da Resolução 264, que trata do transporte de rochas.
Todas as unidades do Sest/Senat no Espírito Santo estão habilitadas e credenciadas pelo Detran para oferecer o curso, que tem a duração de 50 horas. A cada cinco anos, o motorista terá que fazer uma atualização, com duração de 16 horas.
O diretor da unidade do Sest/Senat de Cariacica, Eliomar Rossati, observou que, devido à carga horária, os motoristas não devem deixar para a última hora, pois o curso deverá ser feito durante uma semana, das 8 às 17 horas, ou em dois finais de semana, incluindo uma sexta-feira.
O coordenador da área, Helzio Soncini da Silva, explicou que, para participar, será preciso atender a pré-requisitos, como: estar habilitado nas categorias C ou E; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, ou pena decorrente de crime de trânsito.
O conteúdo programático já foi elaborado, de acordo com as exigências da resolução. Serão quatro módulos, contendo legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e movimentação da carga.“A importância de fazer o curso é que o motorista, além de se adequar à norma, irá colaborar para a segurança no trânsito”, ressaltou o coordenador.
Quem não se adequar até o prazo, será punido de acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da multa de R$ 574,72, pela infração gravíssima, poderá ter o veículo retido pela Polícia Rodoviária Federal, até a chegada de um motorista devidamente habilitado.
Atenção
O superintendente do Sindirochas, Romildo Tavares, ponderou que o curto prazo para os condutores se adequarem preocupa a entidade.
“Podemos afirmar que, neste contexto, não houve omissão do Sindirochas, das empresas e, muito menos, dos condutores. Nada poderia ser feito sem a regulamentação, que somente foi publicada no Diário Oficial da União em 22 de agosto de 2008”, ressaltou.
Saiba mais:
O SEST/SENAT é a entidade que está devidamente habilitada e credenciada pelo Detran-ES para a realização destes treinamentos, inclusive já está aceitando inscrições para formação de turmas. Os contatos poderão ser realizados diretamente com as unidades do Sest/Senat, localizadas no Espírito Santo, conforme endereços abaixo:
CARIACICA
Rodovia Governador José Sette, s/nº, Km 0,5, Trevo Alto LageFones: (27) 2123-3450 / 2123-345E-mail: capit12@sestsenat.org.br
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Rua Projetada s/nº, com acesso pela Rua Giovanna Meneghini, AeroportoFone: (28) 2101-0121E-mail: capit56@sestsenat.org.br
COLATINA
Avenida Fidelis Ferrari, s/nº, São SilvianoFones: (27) 2101-8000 / 2101-8013E-mail: capit67@sestsenat.org.br
SÃO MATEUS
Rodovia BR 101 Norte, Km 70 (Posto Rio Negro Ltda.), CEACFone: (27) 3773-3380E-mail: pate06@sestsenat.org.br
VIANA
Rodovia BR 262, Km 12,7 (Posto Canaã) – BuiaiarasFones: (27) 3255-1990 / 3255-1637E-mail pate09@sestsenat.org.br

Nenhum comentário: