segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cachoeiro é palco de mais uma Stone Fair

Extraído do site do Jornal Folha do Caparaó Sul
Rondinelli Suave

Cachoeiro será palco de mais uma edição da Feira Internacional do Mármore, na próxima semana. A Cachoeiro Stone Fair 2008 terá início na próxima quarta-feira, dia 26, e vai até o dia 29, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. A expectativa é atender principalmente o mercado interno brasileiro, já que um dos principais mercados compradores, os Estados Unidos, está sofrendo com crises econômicas.
Considerado uma das maiores feiras de rochas ornamentais da América Latina, o evento leva ao empresariado lançamentos e exposição de máquinas e insumos voltados ao segmento. São novos equipamentos com tecnologia que acresce valor aos blocos e chapas extraídos e beneficiados em Cachoeiro e em várias partes do mundo. A organização confirma a montagem de 180 estandes de exposição e a vinda de cerca de 20 mil pessoas nos quatro dias de evento.
São aguardados visitantes nacionais e estrangeiros na Cachoeiro Stone Fair. Expositores especializados no maquinário para mineração e fabricantes de insumos chineses e italianos confirmaram presença. Executivos do setor imobiliário de Juiz de Fora também vislumbram contatos comerciais na Feira. Empresários do Arranjo Produtivo Local (APL) de Rochas Ornamentais de Santo Antônio de Pádua, no noroeste do Rio de Janeiro, trarão comitiva.
Com o Pavilhão de Mármore, composto por 10 empresas, a Feira pretende firmar o Sul do Estado como principal pólo extrativista de mármore branco, um mineral com aplicação crescente em arquitetura de interiores. A promoção “Força da Pedra” sorteará 46 chapas de granito entre os visitantes. Além disso, marmoristas terão acesso às oficinas técnicas para apresentação e testes de produtos. Entre os lançamentos, estão filtros-prensa, equipamentos que separam e possibilitam a reutilização da água presente na lama abrasiva. Outra empresa lançará silos pré-moldados de alta durabilidade.
Parceria
Durante a feira, haverá a assinatura de uma parceria do Sebrae com o Cetemag, chamada Sistema de Inteligência Competitiva Setorial, para o segmento de Rochas Ornamentais (Sics). Integrando o Espírito Santo no Sics, a iniciativa permitirá acesso dos empresários capixabas a informações estratégicas para atuar no mundo dos negócios.
A Cachoeiro Stone Fair reúne decoradores, arquitetos, engenheiros, construtores, beneficiadores, mineradores, prestadores de serviços, importadores e exportadores da indústria de beneficiamento de rochas e extração de mármore e granito. Promovida pelo Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) e pelo Sindicato das Indústrias e Rochas Ornamentais Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), conta com a realização da Milanez & Milaneze. Informações no site oficial da Feira: www.cachoeirostonefair.com.br. Horário de funcionamento: 13 às 20 horas, com acesso até as 19 horas, na rodovia Cachoeiro x Muqui, km 01 - bairro Aeroporto.
Rochas em Cachoeiro
Cachoeiro é o maior centro de processamento de rochas do Brasil, tendo a chapa polida como principal produto do arranjo produtivo local. O segmento emprega cerca de 30 mil pessoas no município, onde também são extraídos, em média, 6 mil metros cúbicos mensais de mármores para uso na construção civil e 300 mil toneladas de calcário.
O segmento de rochas é responsável por 7% do PIB capixaba. O Espírito Santo detém 57% dos teares (máquinas que cortam os blocos) instalados no Brasil e é o maior pólo fabricante de máquinas e insumos do setor de rochas no país.

Nenhum comentário: