quarta-feira, 11 de junho de 2008

Empresários de rochas iniciam projeto “Movimentação de Chapas”

Extraído do Portal Marble

Um das ocasiões mais sensíveis à acidentes nas indústrias de rochas ornamentais ocorre com a movimentação de chapas. Para aumentar a segurança nas empresas, o Sindirochas e o Senai/ES criaram o projeto “Movimentação de Chapas”. Ele vai capacitar profissionais de todas as regiões do Estado na área de segurança do trabalho.
O treinamento possui três módulos: Módulo I - Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho(básico); Módulo II - Segurança para Operador de Ponte Rolante e Módulo III - Segurança no Armazenamento de Chapas.
Os módulos para operar ponte e armazenar chapas são obrigatórios e determinados pela NR-11, norma do Ministério do Trabalho para transporte e manuseio de cargas.
Para o presidente do Sindirochas, Áureo Mameri, o objetivo do projeto não se restringe ao cumprimento da legislação trabalhista. “A prevenção de acidentes não se faz simplesmente com a aplicação de normas. Deve-se, acima de tudo, buscar condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho, o que significa proteger e preservar a vida e, principalmente, ter a certeza de estar atuando com responsabilidade social e, dessa forma, estar construindo qualidade de vida”, afirma Mameri.
O primeiro módulo do curso aconteceu em maio para mais de 50 profissionais de Cachoeiro de Itapemirim. Na seqüência, eles serão treinados sobre “Segurança na movimentação de cargas utilizando pontes rolantes”, com aulas práticas realizadas em empresas da região durante o mês de julho.
Também já foram agendadas outras turmas do módulo “Saúde, segurança e higiene do trabalho” em mais três municípios capixabas: Mimoso do Sul (21 a 24 de julho); Nova Venécia (28 a 31 de julho) e Serra (7 a 8 de agosto).

Nenhum comentário: